Curso para formação de motoristas de caminhão em SP tem aula inaugural

Publicado em
29 de Junho de 2010
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Reduzir a falta de motoristas de caminhão profissionais qualificados é o objetivo da Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) com o curso Programa Caminhão Escola Básico, que teve sua aula inaugural no dia 4 de março, na abertura da primeira filial da escola, no município de Mairinque (SP). A iniciativa é realizada em parceria com a Scania no Brasil, que apoia a Fabet desde sua fundação.

A aula inaugural será composta por 3 módulos: Acidentologia, Tecnologia Embarcada e Perfil do Profissional do Volante na Visão do Transportador, que exemplificam o conteúdo total do curso. Hoje, o Brasil tem uma carência de 90 mil motoristas qualificados para atender a necessidade do mercado e a Fabet amplia sua capacidade de atendimento com a filial paulista. Criada em 1997 em Concórdia (SC), a Fabet já formou mais de 20 mil profissionais do transporte rodoviário de cargas em todo o País, sendo mais da metade motoristas de caminhão.

"Um motorista bem qualificado e treinado é fundamental para que o empresário obtenha o máximo de rentabilidade e disponibilidade de sua frota. Além disso, ele contribui significativamente para a redução dos acidentes nas estradas. A Scania é parceira da Fabet desde seu início e sabe que a valorização do profissional do volante, por meio de sua capacitação, vai ajudar a minimizar essa carência de mão-de-obra especializada ora existente no mercado", afirma Christopher Podgorski, diretor geral da Scania Vendas & Serviços - Unidade de Negócios Brasil.

A estrutura da Fabet em São Paulo contará com salas de aula, laboratórios de informática, de rastreamento via satélite, motor, transmissão e pneus, auditório para 550 pessoas, pista de avaliação veicular de 830 metros, biblioteca, alojamento para 120 pessoas e restaurante. A capacidade de atendimento inicial será de 240 alunos por mês. No dia 04, serão inaugurados o bloco pedagógico, alojamento e refeitório. A Fabet São Paulo está localizada no Km 66,5 da Rodovia Castelo Branco, em Mairinque (SP).

A Scania participa do projeto educacional da Fabet em São Paulo cedendo 15 Caminhões Escola para as aulas práticas, equipando os laboratórios de mecânica e fornecendo material didático, além de apoio financeiro. Para a matriz, em Concórdia, a Scania mantém outros 15 caminhões dedicados ao treinamento de motoristas, além do mesmo suporte didático e estrutural.

Motoristas de Rondonópolis (MT) são os primeiros a utilizar simulador de caminhão no País

Primeiro software desenvolvido e fabricado no Brasil proporciona aulas mais seguras e simula diversas condições de trânsito

Com a intenção de formar condutores sem o risco de ocorrer acidentes durantes as aulas e fomentar a capacitação de novos motoristas de caminhão, a ATC (Associação de Transportes de Cargas do Mato Grosso) apresentou ao diretor da 2ª Ciretran de Rondonópolis (MT), Carlos Antônio Nazário, o simulador de direção de caminhão e ônibus, o primeiro totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil. O software é capaz de simular algumas condições adversas como tráfego em estrada sem asfalto, neblina e tempo chuvoso.

Nos últimos dias, a ATC promoveu um curso de formação de condutores com sete dias de duração e carga diária de oito horas, em parceria como SEST/SENAT. Após as aulas teóricas, os alunos tiveram a oportunidade de conduzir o simulador de direção e depois praticaram em um caminhão de verdade. "No começo eu fiquei desfocada, mas acabei melhorando", diz Marcia Silva Santos, aluna que experimentou praticar no simulador.

"As aulas duram entre 20 e 50 minutos. Neste tempo, os condutores são expostos a diversas situações, durante uma viagem de verdade, como troca de marchas, freios, consumo de combustível, quilometragem e outros. No final é emitido um relatório completo que serve como avaliação", explica o instrutor do simulador de direção João Carlos Raimundo Alves.

"A gente não pode colocar simplesmente o condutor em uma via, colocando em risco a sua vida e a dos demais usuários", comenta Miguel Mendes, diretor executivo da ATC, "A ideia é instalar esse simulador no SEST/SENAT, onde, além das aulas teóricas, o aluno executaria as aulas de simulação em torno de 10 a 20 horas de carga, para depois ele vir à ATC executar o estágio final, que seria a direção em uma rodovia por fim", completa o diretor.

As transportadoras de Rondonópolis carecem de profissionais qualificados. Estima-se que existam, aproximadamente, 200 vagas em aberto para contratação em empresas na cidade. A região é um dos polos da soja no Brasil.

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