Curso: Gestão, na Prática, do Transporte de Cargas Excedentes

Publicado em
15 de Setembro de 2017
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Data:
12/09/2017
Horário: 
8:30 às 17:30h
Inscritos: 
2
Carga horária: 
8 Horas
Investimento: 
R$ 650,00

Formas de pagamento

Depósito bancário, Boleto bancário, Parcelado no cartão de crédito em até 3x


Objetivo

Mostrar, com a ajuda do Logispro - Plataforma Online Para Treinamento, Informação, Consultoria e Serviços para quem Contrata e Transporta Cargas Indivisíveis, o que precisa ser feito para garantir segurança, respeito aos prazos contratados e orçamentos equilibrados, a partir de técnicas simples para dimensionamento e especificação do veículo; roteirização do transporte; Requerimento da AET; dimensionamento de escoltas; custeio; programação de travessias; agendamento de escolta policiais e demais providências operacionais.


Público Alvo

O curso é valioso para quem trabalha em transportadora de carga excedente, em embarcador ou contratante de transporte, fabricante de máquinas, peças e equipamentos pesados, operador logístico, órgão público que emite Autorização Especial de Trânsito, Concessionária de Rodovia, Locação de Máquinas e Equipamentos, Empresa de Escolta e Despachantes, assim como para empresas dos setores químico, papel e celulose, petróleo e gás, energia eólica, siderurgia e mineração enfim para qualquer pessoa que lida com projeto e execução de serviços de movimentação e levantamento de cargas pesadas.


Conteúdo do curso

Além do rico conteúdo e forte aprendizagem dos assuntos mais relevantes sobre esse tema o curso é sempre uma ótima oportunidade para contato com representantes das maiores empresas do setor, grandes contratantes desse tipo de transporte como Petrobrás, ABB, Alstom, assim como de órgãos públicos com responsabilidade sobre esse assunto, que costumam participar dos curso.

Nesse curso, com a ajuda do Logispro, uma plataforma online de informação e serviços, você vai aprender:
 

> O que é carga indivisível, para efeito do transporte?

> Que cargas são consideradas indivisíveis?

> Qual a legislação pertinente ao transporte de cargas indivisíveis, excedentes em peso e/ou dimensões?

> Que veículos são usados no transporte de cargas indivisíveis?

  • Como se transporta carga com excesso de comprimento?
  • Como se transporta carga com excesso de largura?
  • Como se transporta carga com excesso de altura?
  • Como se transporta carga muito pesada?
  • Que cargas podem ser transportadas com pranchas?
  • Que cargas precisam do uso de linhas de eixos?
  • Que cargas requerem o uso de vigas e gôndolas?
  • Quais os principais acessórios usados no transporte de cargas excedentes?

> Que requisitos e exigências devem ser observados no transporte de cargas indivisíveis?

  • Quando o transporte requer AET?
  • Quais são os documentos necessários para obtenção da AET?
  • Até que pesos e dimensões o transporte pode ser feito com AET Anual?
  • Quando o transporte requer AET específica (única viagem)?
  • Quando o requerimento da AET requer assinatura de Engenheiro?
  • Que critérios devem ser observados no transporte de cargas compostas de mais uma unidade indivisível?
  • Quando o transporte requer Escolta Credenciada?
  • Quando o transporte requer Escolta Policial?
  • Quando o transporte requer programação da travessia?
  • Quando o transporte requer inversão de pista no SAI?
  • Quando o transporte requer pesagem por balança móvel?
  • Quando o transporte requer Estudo de Viabilidade Estrutural?
  • Quando o transporte requer Estudo de Viabilidade Geométrica?

> Como se faz a roteirização do transporte de cargas indivisíveis?

> Quais são os principais obstáculos ao transporte de cargas indivisíveis?

> Quais as principais restrições ao trânsito de cargas excedentes nas vias públicas

> Quais são as principais taxas e tarifas aplicáveis ao transporte de cargas indivisíveis?

> Como se reduz custo no transporte desse tipo de carga

  • Usando o veículo adequado e evitando erros no dimensionamento do veículo
  • Posicionando adequadamente a carga para evitar excesso de peso e problemas na pesagem dos veículos
  • Especificando adequadamente os cavalos mecânicos
  • Reduzindo os tempos para obtenção da AET
    • Com levantamento prévio de todas as exigências burocráticas e operacionais
    • Com prévia roteirização do transporte
    • Com consultas prévias aos órgãos e autoridades com jurisdição sobre a via
  • Transportando mais de uma carga por veículo (carga composta)
  • Com planejamento e redução requisitos legais e operacionais
  • Escolhendo a rota mais adequada e mais segura e não, necessariamente, a mais curta
  • Transitando em comboio
  • Evitando erros relacionados à correta declaração dos pesos e dimensões da carga

> Quais são os prazos relacionados ao transporte de cargas indivisíveis?

  • Para obtenção da AET
  • Agendamento de Escolta Policial
  • Para programação de travessias
  • Tempo de descanso de pontes e viadutos
  • Análise de Estudos de Viabilidade
  • Análise de Laudos Técnicos de Acompanhamento de passagem de cargas sobre pontes e viadutos

> Quais são as principais empresas especializadas nesse tipo de transporte?

> Quais são as responsabilidades objetivas do Embarcador no transporte desse tipo de carga

  • Relacionadas ao excesso de peso
  • No caso de acidentes
  • Multas e sanções

> O que pode dar errado no transporte:

  • No processo de planejamento;
  • Na contratação da transportadora;
  • Na informação do peso e dimensões da carga;
  • Na demora do fornecimento das informações necessárias;
  • Na roteirização do transporte;
  • No dimensionamento do veículo;
  • No processo de obtenção de AET’s;
  • Na operacionalização do transporte;
  • Em não observação de requisitos da legislação de trânsito pelo conjunto transportador:
     
    • Placa de sinalização de advertência
    • Placa veicular traseira
    • Plaquetas de sinalização
    • Para-choque
    • Para-barro
    • Falta de documentos
       
  • Não observação da legislação da ANTT
    • RNTRC
    • CRNTRC
    • CTRC
       
  • Com a AET
  • Com a escolta credenciada
  • Com o motorista do conjunto transportador
  • Com o agendamento da Escolta Policial
  • Com a fiscalização
  • Com a programação da travessia
  • Com as restrições de trânsito
  • Com a fiscalização do excesso de peso

Instrutor

João Batista Dominici -

Engenheiro especializado em trânsito e transporte com mais de 30 anos de experiência no assunto. Foi por mais de 20 anos executivo do Sindipesa, posição na qual, participou ativamente na elaboração da maioria das normas que regulamentam o transporte de cargas indivisíveis no Brasil. Foi, também, por mais de 10 anos, responsável pelo setor de emissão de AET's e viabilização do transporte de cargas excedentes e perigosas no município de São Paulo. É consultor e editor do Portal Guia do Transportador e do site Carga de Projeto.

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