Curso em Gestão de Negócios Aduaneiros com abordagem inédita é oferecido a partir de outubro, em Porto Alegre

Publicado em
29 de Agosto de 2012
compartilhe em:

O lançamento do polo naval do Jacuí, pelo governador Tarso Genro e com a presença da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em Porto Alegre, no dia 21 de agosto, já evidencia por si só a importância do novo curso de pós-graduação anunciado pelo INEJE, com formatação inédita, e que tem como professores cerca de 20 entre os mais renomados especialistas no País: Especialização em Gestão de Negócios Aduaneiros e Legislação Aplicada, a iniciar no dia 5 de outubro.

A QUEM INTERESSA – Curso presencial de especialização, teórico e prático, sobre os negócios no ambiente aduaneiro. Ministrado por renomados especialistas brasileiros do setor. Voltado objetivamente para profissionais de administração, logística, comércio exterior, direito, ciências contábeis, agentes aduaneiros, despachantes e consultorias aduaneiras.

Duração de dois anos.

Programa completo no site www.ineje.com.br.

(Mais informações de serviço logo abaixo)

Mas não só pelo rápido crescimento do transporte naval, no Brasil, que o curso vem em boa hora, como explica o presidente do INEJE, o Doutor em Direito Tributário Luiz Alberto Pereira Filho: “Veja a atual greve que envolve os agentes federais.

Ela vai impactar diretamente em custos. Quem paga a conta? Como o importador ou exportador devem gerir este imprevisto?”, sinaliza.

QUESTÕES PRÁTICAS - São questões práticas como essa e muitas outras do dia a dia do amplo universo aduaneiro que serão tratadas em quatro módulos, por dois anos, com aulas em semanas alternadas nas sextas-feiras à noite e sábados, pelo INEJE – o mesmo que, em junho passado, promoveu com sucesso, o II Seminário de Direito, Desenvolvimento Portuário e Construção Naval, na Capital gaúcha. “O curso vai colocar os participantes em contato com os especialistas que atuam diretamente no setor” informa o coordenador do curso Maxsoel Bastos de Freitas, especialista em Legislação Aduaneira e Comércio Exterior. “Ele inclui discussão e esclarecimentos sobre pontos polêmicos, como benefícios fiscais, a construção naval e o negócio off-shore, a mediação e arbitragem (prevista e não utilizada), a normatização aduaneira e suas penalidades, entre outras”.

METODOLOGIA EFICAZ - A metodologia utilizada também traz novidades. “Ele está dividido em quatro módulos. No início de cada módulo, o participante receberá um livro com todos os seminários de discussão, ou seja, questionários que devem ser respondidos em casa e entregues nas aulas de sextas feiras à noite. Nestas aulas, as respostas dos alunos serão debatidas entre si, com elaboração de um relatório a ser discutido com o professor no dia seguinte” explica Pereira Filho. “Com essa metodologia, o aluno tem contato com a matéria, pelo menos, três vezes: no estudo em casa, ao responder as perguntas do seminário; nos grupos de debate com os seus colegas no seminário; e no dia da aula expositiva.

“Este método aumenta a capacidade de apreensão do conteúdo, substancialmente” assegura Maxsoel. “Em geral, os cursos demasiadamente técnicos afastam as pessoas. Percebo, como professor, que sem envolvimento nas questões práticas, o ensino se torna maçante e incompleto. Organizamos um curso voltado para a ação, em que o aluno é forçado a buscar um apoio teórico, na doutrina, mas, depois, verá os conceitos e as regras aplicadas em casos práticos. Por isso, mesmo os que têm conhecimento teórico, mas sem vivência na área, serão largamente beneficiados”.

OUTROS DIFERENCIAIS - “Nosso corpo docente vai apoiar os alunos nos dois campos, prático e teórico. A norma será tratada dentro da gestão do negócio aduaneiro. Como são quatro módulos, o aluno vai agregando conhecimento na medida em que avança. A partir do segundo módulo ele aplica o que aprendeu antes: por exemplo, como operacionalizar modalidades de transporte, como efetuar a contabilização e escrituração aduaneira, como se operacionalizam benefícios fiscais (que existem), quais são as regras de direito de trabalho no campo portuário (que são específicas), como operar negociações internacionais, questões específicas do direito ambiental na esfera aduaneira, etc”, explica Maxsoel.

INÉDITO NO PAÍS - “A abrangência e a forma de apresentar as disciplinas são novidade também. Não há curso assim no Brasil de hoje”, observa Maxsoel, e cita algumas disciplinas inéditas: psicologia organizacional, financiamento de negócios (como o importador e o exportador conseguem captar recursos no mercado internacional e nacional); construção naval e funcionamento offshore, cabotagem hidroviária (o que é necessário para desenvolver o setor).

São apoiadores do curso: Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (Sdaergs); Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV); e 13ª Feira e Fórum de Comércio Exterior e Logísitca - Expocargo 2012.

SERVIÇO

O QUE: Especialização em Gestão de Negócios Aduaneiros e Legislação Aplicada do INEJE

INÍCIO: 5 de outubro de 2012

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS: em semanas alternadas, às sextas-feiras, das 18h30 às 23h, e aos sábados, das 8h30 às 13h50

PERÍODO: duração de 2 anos, divididos em quatro módulos

ONDE: Sede do INEJE – Av. Carlos Gomes, 466 conj 101 – Porto Alegre (RS)

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: telefones 51 3388.8023 e 3084.4224 / email [email protected] / site www.ineje.com.br

O QUE É O INEJE

O Instituto de Estudos Jurídicos e Empresariais (INEJE) foi criado por advogados gaúchos há 12 anos em Porto Alegre e atua com exclusividade nas áreas jurídica e empresarial. Desde 2010, mantém parceria com o IBMEC e desde 1998 com o IBET— dois dos mais renomados centros de estudos brasileiros em Negócios, Finanças e Direito Tributário. Realiza cursos de pós-graduação lato sensu, de extensão e atualização, com foco eminentemente pragmático, além de simpósios, conferências, seminários voltados às áreas do conhecimento. Em 12 anos de atividades, já passaram pela Instituição, nos cursos presenciais de extensão, especialização e atualização, mais de 3.500 profissionais. Desde 2009, mais de 500 alunos de 17 estados brasileiros já assistiram os seus cursos à distância, que são transmitidos, ao vivo, pela internet. Em 2011, cerca de 500 alunos frequentaram as salas de aula do INEJE.

 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.