Curso capacita motoristas para operação de guindauto

Publicado em
22 de Janeiro de 2014
compartilhe em:

Também chamado de caminhão munck, máquina serve para içar cargas pesadas e é primeiro passo para operação de guindastes.

Foto: Divulgação/Thor Guindastes
Curso capacita motoristas para operação de guindautoEm cursos de até 40 horas/aula oferecidos por unidades do Sest Senat, motoristas habilitados na categoria C aprendem como operar o guindauto, também conhecimento como caminhão munck. O equipamento é um guindaste que suporta, em média, 30 toneladas, acoplado sobre um caminhão, utilizado para içar cargas pesadas, principalmente na construção civil.


Em Ponta Grossa (PR), por exemplo, o Sest Senat é a única instituição que oferece o curso regularmente. “Temos uma procura grande e abrimos, em média, uma turma por mês”, relata o coordenador de desenvolvimento profissional da unidade, Ricardo Daniel Leôncio. Segundo ele, o curso é dividido em 25 horas de lições teóricas e 10 horas de aulas práticas. “A demanda por operadores certificados está crescendo porque a área da construção civil também está em expansão. As indústrias, preocupadas em atender a normas de qualidade, estão buscando os profissionais qualificados”, explica. Na unidade, a capacitação custa R$ 330.

Rio Grande do Sul
Conforme o instrutor do curso na unidade de Porto Alegre (RS), Ângelo Luiz Froner, a formação é voltada principalmente para a segurança. “A operação tem que ser muito cuidadosa, porque o motorista tem que avaliar o solo onde fixará o caminhão, o peso que levantará com o equipamento e a distância para o procedimento”, esclarece. Ele reforça, ainda, a importância da atualização já que a tecnologia avança e exige novos conhecimentos dos profissionais.

Ainda segundo Froner, este é o primeiro passo para a operação de equipamentos maiores, como guindastes e gruas. O instrutor reforça que “o mercado de trabalho oferece diversas possibilidades para quem tem a qualificação. No caso do Rio Grande do Sul, por exemplo, tem o Porto de Rio Grande que demanda muitos profissionais, além da construção civil”. Em Porto Alegre, a formação dura 40 horas/aula e o investimento é de R$ 390.

Mais informações sobre a disponibilidade e valores do curso em outras unidades do Sest Senat podem ser obtidas pelo 0800 782 2891 ou nas páginas das unidades que você pode acessar aqui.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.