Cosan planeja criar nova empresa de logística

Publicado em
02 de Abril de 2013
compartilhe em:

A Cosan deve criar mais uma empresa do setor de logística com soluções para os modais ferroviário e portuário, a Cosan Infraestrutura. Atualmente, a companhia é proprietária da Rumo Logística, líder no transporte de açúcar. O anúncio da nova companhia foi feito pelo presidente da Rumo, Julio Fontana Neto, em evento da Esalq-Log (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) esta semana, em Piracicaba (SP). Segundo Neto, será investido R$ 1,5 bilhão.

Ele calcula que até meados de 2013 conseguirá descarregar os vagões em movimento em Santos (SP). "Também estamos investindo R$ 600 milhões na duplicação do trecho ferroviário Sumaré-Santos, o que resolverá um grande gargalo logístico", relata.

Procurada, a Cosan confirma que a nova empresa está, de fato, sendo concebida, mas não forneceu mais detalhes a respeito, como data de criação. E também não confirmou valores envolvidos. Segundo nota oficial, "trata-se de um braço estratégico para a Rumo e para a Cosan".

Enquanto isso, no modal marítimo, a gigante Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) informa que requereu licença prévia mediante apresentação de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima) à Cetesb para a atividade de construção e operação da ampliação do píer petroleiro do Terminal Almirante Barroso (Tebar), localizado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.