Cortar custos ajuda a crescer

Publicado em
22 de Abril de 2010
compartilhe em:

O sonho de qualquer empresário é baixar custos e aumentar lucros. O desafio, quase sempre, é diminuir as contas certas para alcançar este resultado. Luís Felício, sócio da Galeazzi e Associados, disse, no primeiro dia do Curso EXAME PME, que um bom caminho para isso é manter o foco em resultados e não apenas no faturamento da empresa.

De acordo com ele, alguns pré-requisitos são essenciais para o bom andamento da empresa. "Nunca confunda as contas da pessoa física com as da pessoa jurídica. Isso altera e contamina todo o sistema de custos", explica Felício. Outra dica é ter retiradas coerentes com o porte da empresa. Antes de decidir cortar custos é preciso ter uma meta exeqüível, e não apenas um desejo. Para isto, planejamento é essencial.

Para Arnaldo Gomes da Rocha, sócio-diretor da DealMaker, a redução dos gastos está relacionada com o valor da empresa. Este movimento não pode comprometer o que a empresa já é. Ele deve, inclusive, colaborar para novos negócios. "Otimizar despesas e custos não é apenas fazer cortes, mas saber gastar bem", explicou durante sua palestra no curso.

Um erro muito comum é as empresas começarem a cortar os gastos de impressão ou de água. "Quem faz isso já começa por um mal caminho. É preciso identificar os custos que pesam mais e interferir neles para alcançar um resultado significativo", ensina Felício. Fazer um diagnóstico distanciado dos problemas é uma forma de identificar quais operações estão levando mais dinheiro.

Um exemplo é  o fato das despesas com viagem serem as primeiras a sofrerem cortes. Elas costumam ser caras, mas podem afetar os novos negócios. É  possível aumentar este tipo de gasto e mesmo assim diminuir as despesas brutas. Por isso, enxergar a empresa com olhos de fora é tão importante. Uma boa prática de governança administrativa ajuda neste ponto. "A concentração de todos os processos no dono da empresa é um problema. Por isso, delegar é importante. As pessoas ajudam a identificar os desperdícios", diz o sócio-diretor da DealMaker. "Ninguém faz empresas vencedoras sozinho", conclui.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.