Os novos controladores eletrônicos de velocidade que serão instalados nas rodovias federais gaúchas não serão apenas responsáveis pelo registro das infrações cometidas pelos condutores.
Metade deles terá um sistema que detectará placas dos carros, caminhões e motocicletas – mesmo aqueles que não estiverem acima da velocidade permitida –, de acordo com o previsto no processo licitatório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A instalação dos controladores será feita pela Fotosensores Tecnologia Eletrônica, do Ceará. A empresa recebeu a ordem de início do DNIT em setembro.
Eles estão localizados na BR 448, em Porto Alegre; BR 116, no município de Caxias do Sul; na BR 285, em Passo Fundo, e na BR 158 e 293, em Santana do Livramento. O contrato, que engloba 200 equipamentos, terá duração de cinco anos.
A vencedora do certame fica responsável pela execução dos serviços de disponibilização, instalação, operação e manutenção dos equipamentos eletrônicos de controle de tráfego nas rodovias federais. São 293 faixas no lote de número 2 e outras 239 no de número 3.
O valor investido é de R$ 92.329.684,77, no primeiro, e R$ 77.858.711,39, no segundo. Procurado, o DNIT não informou a previsão de início do funcionamento dos aparelhos que começaram a ser instalados.