Continental mostra estudo sobre mobilidade urbana no mundo

Publicado em
19 de Junho de 2012
compartilhe em:

Uma pesquisa inédita realizada pela Continental, fabricante de componentes automotivos, sobre a evolução da mobilidade nos principais centros urbanos, inclusive São Paulo, apontou que 44% dos paulistanos entrevistados priorizam sua locomoção em veículo próprio, por avaliar que o carro garante maior flexibilidade a seus horários, sendo o meio de transporte mais importante no dia a dia. Apesar disso, das pessoas que têm acesso a um carro pelo menos de forma ocasional, 31% utiliza apenas carro enquanto 58% utilizam diferentes meios de transporte. São Paulo é a cidade com a maior frota do País, com quase 7 milhões de veículos, aponta o estudo.

Como na capital paulista, o automóvel é o meio preferido de locomoção em todas as cidades em que a pesquisa foi realizada, Berlim, Hamburgo (Alemanha), Moscou (Rússia), Los Angeles (EUA), Delhi (Índia), Cingapura (Cingapura), Pequim (China) e Bangkok (Tailândia), exceto Paris (França), cuja preferência é pelo metrô.

O critério de compra de automóveis com novas tecnologias mostrou-se semelhante nessas cidades: a maioria escolhe o modelo mais conveniente e confortável para dirigir em curtas e longas distâncias e disseram preferir um carro elétrico a um com motor de combustão interna. Dentre os 1 mil motoristas entrevistados, os paulistanos são os mais receptivos a tecnologias inovadoras: são os que menos esperam para comprar carros, considerando que quem não compra prefere esperar para avaliar se inovação demonstra ou não ser bem sucedida.

A satisfação com o transporte público mostrou-se um problema em comum. No caso de São Paulo, ele aparece como uma alternativa aos grandes engarrafamentos, mas o nível de satisfação em termos de conforto, praticidade e segurança com esse tipo de opção é um dos mais baixos entre os países pesquisados, o que o torna menos atrativo para os atuais motoristas. O metrô foi o item melhor avaliado entre os pesquisados, mas ainda enfrenta restrições por conta da superlotação. O estudo mostra ainda que praticamente todos os entrevistados de São Paulo, independente da região, enfrentam congestionamentos e dificuldades diárias para estacionar: estes dois motivos são apontados como as principais razões para quem opta por não adquirir um veículo.

Clique aqui para ver o estudo completo.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.