
A pista sentido São Paulo da via Dutra, em Resende (RJ), passa a funcionar em mão dupla neste domingo (1º). A mudança é entre o km 297,7 e o km 297,1. O motivo, segundo a NovaDutra (concessionária que administra a rodovia), é a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Os serviços envolvem a demolição da atual ponte e construção de uma nova estrutura, com faixa de segurança, duas faixas de rolamento e acostamento.

Ainda de acordo com a NovaDutra, o desvio em mão dupla funcionará com uma pista reversível. Sempre haverá duas faixas de rolamento no sentido com maior volume de tráfego. Ainda segundo a unidade, a pista sentido Rio de Janeiro tem um volume de tráfego alto pela manhã, por isso, duas faixas de rolamento estarão operando no sentido Rio, entre 5h e 9h, e uma faixa no sentido contrário. No período da tarde, duas faixas vão operar no sentido São Paulo, entre 15h e 20h, com uma faixa no sentido Rio. Esses horários podem ser modificados de acordo com o fluxo de veículos na passagem pelo trecho em mão dupla.
Com as obras, o SOS Usuário da Concessionária sinalizou o local, de forma a alertar os motoristas e garantir as condições de segurança. A velocidade máxima permitida dentro da mão dupla é de 60 km/h.
Trabalho concluído em 2014
Aproximadamente 90 pessoas vão trabalhar na operação da mão dupla e na construção da nova ponte. A previsão é que os serviços sejam concluídos em dezembro de 2014. O valor da obra de construção é de R$ 20.788.940,43 e faz parte do Programa de Reforma e Alargamento de Pontes e Viadutos.
