Construção de nova ponte na via Dutra em Resende (RJ) necessita do desvio de tráfego da pista SP-Rio durante as obras.

Publicado em
30 de Agosto de 2013
compartilhe em:

A partir da tarde do próximo domingo (01/09) a pista sentido São Paulo da Via Dutra funcionará em mão-dupla entre o km 297,7 e o km 297,1.

A CCR NovaDutra inicia na tarde do próximo domingo (01/09) a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraíba, na altura do km 297,2 da Via Dutra, na pista sentido Rio, região de Resende (RJ). Os serviços envolvem a demolição da atual ponte e construção de uma nova estrutura, com faixa de segurança, duas faixas de rolamento e acostamento.

Para a realização das obras, a CCR NovaDutra desviará o tráfego sentido Rio de Janeiro para a pista sentido São Paulo, que funcionará em mão-dupla entre o km 297,7 e o km 297,1. De acordo com a área operacional da Concessionária, o desvio em mão dupla funcionará com uma pista reversível. Sempre haverá duas faixas de rolamento no sentido com maior volume de tráfego.

De acordo com Virgílio Leocádio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra para o trecho Rio de Janeiro da Via Dutra, a pista reversível do trecho em mão dupla, funcionará com duas faixas abertas para o tráfego pela manhã, sentido Rio, e duas faixas à tarde, no sentido São Paulo.

“A pista sentido Rio de Janeiro tem um volume de tráfego alto pela manhã, em função disto, duas faixas de rolamento estarão operando sentido Rio entre 05h e 09h e uma faixa no sentido contrário. No período da tarde, duas faixas vão operar no sentido São Paulo, entre 15h e 20h, com uma faixa no sentido Rio”, explica Virgilio.

Segundo o Gestor de Atendimento, estes horários podem alterar de acordo com o fluxo de veículos na passagem pelo trecho em mão dupla. “Nossa equipe de operação estará atuando 24 horas naquele segmento, caso ocorra maior lentidão em um trecho que esteja operando somente com uma faixa de rolamento, podemos abrir mais uma faixa para a fluidez do tráfego no local” completa Leocádio.

Em função das obras, o SOS Usuário da CCR NovaDutra providenciou a sinalização necessária, de forma a alertar aos motoristas sobre o desvio de pista e garantir as condições de segurança dos usuários que trafegam pelo local. A CCR NovaDutra alerta os motoristas que a velocidade máxima dentro da mão dupla é de 60 km/h.

Cerca de 90 pessoas entre funcionários das empresas contratadas e da Concessionária estão trabalhando na operação da mão dupla e na construção da nova ponte. A previsão da CCR NovaDutra é que os serviços devem ser concluídos em Dezembro de 2014 e o valor da obra de construção é de R$ 20 milhões.

A obra faz parte do Programa de Reforma e Alargamento de Pontes e Viadutos, que vem sendo empreendido pela CCR NovaDutra desde 1996 em vários pontos da rodovia.

Para saber as condições de tráfego durante a operação, os motoristas e passageiros podem ligar para o Disque CCR NovaDutra, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800-0173536.

Resumo da Obra
Construção de nova ponte sobre o Rio Paraíba, km 297,2, pista SP-Rio, Resende (RJ)
90 pessoas trabalhando no local entre operários terceirizados e da CCR NovaDutra.
Valor da obra: R$ 20.788.940,43
Término: dezembro 2014

Horários da pista reversível no trecho em mão dupla;
Das 05h00 às 09h00 operando duas faixas de rolamento sentido Rio de Janeiro entre o km 297,7 e o km 297,1*;
Das 15h00 às 20h00 operando duas faixas de rolamento sentido São Paulo entre km 297,7 e o km 297,1*;
*Os horários de desvio podem ser alterados de acordo com o fluxo de veículos no trecho.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.