Conheça Roger Schank, o inimigo das aulas chatas

Publicado em
16 de Novembro de 2012
compartilhe em:

Para o especialista americano crítico do modelo tradicional de educação, o verdadeiro aprendizado vem da prática, não de teorias explicadas em sala de aula

Roger Schank: “Aulas teóricas só fazem os estudantes dormir”

As pessoas só aprendem com os próprios erros. É o que pensa Roger Schank, especialista em ciência cognitiva que coleciona polêmicas pregando contra a rigidez das escolas. Do ensino básico à pós-graduação, o ex-professor das universidades Stanford e Yale considera as aulas chatas demais.

Em visita ao Brasil, ele falou sobre o conceito de “aprender fazendo” que aplica em cursos corporativos em empresas como a IBM e em programas de pós-graduação de universidades como a americana Carnegie Mellon.

1) EXAME - Como serão as escolas do futuro?

Roger Schank - Espero que elas não existam, pelo menos na forma atual. As escolas foram inventadas pelas religiões e até hoje são iguais: uma pessoa fala e as outras ficam caladas, tentando memorizar.

Não fazem ninguém pensar originalmente. A maior parte do que ensinam é desnecessária. Álgebra? Ninguém usa. Mas cada criança tem de fazer equação de segundo grau para passar na prova e, em seguida, esquecer.

2) EXAME - Como deveria ser a aprendizagem?

Roger Schank - A gente só aprende quando pergunta. Uma criança de 2 anos questiona o tempo todo. Aprende a falar para pedir comida, não porque tem aulas de gramática. Começa a andar sem ter aulas de física. Cai, pede ajuda, mas persiste.

E, quando assimila, passa a andar inconscientemente. Isso é aprender. Mecanismos inconscientes são aprimorados quando você erra e tem de descobrir um jeito de consertar. A partir daí, passa a fazer corretamente de forma natural.

3) EXAME - Como é sua abordagem de “aprender fazendo”?

Roger Schank -Os alunos trabalham em espaços como bibliotecas e demandam orientações sobre seus projetos a mentores disponíveis online. Parece fácil, mas não é. Fazer com que os estudantes trabalhem duro e pensem em algo que nunca viram antes é sempre uma tarefa dificílima. Nos cursos de pós-graduação que preparo, não há leituras, aulas nem provas. Tudo o que fazemos é produzir.

4) EXAME - Reduzir as escolas e as universidades a um adestramento para o trabalho não é perigoso?

Roger Schank -As pessoas ouvem a expressão “treinamento para o trabalho” e dizem que é algo terrível. Dizem que, sem uma formação nas áreas humanas, não se poderá fazer uma reflexão intelectual sobre a vida. Mas estão falando de 1% da população interessada nisso. E os outros 99%? Não precisamos de mais intelectuais, estamos cheios deles.

5) EXAME - Qual é o papel das empresas na educação?

Roger Schank -As empresas são o melhor lugar para fazer o que proponho porque não têm as regras das escolas. Em vez de tentar prevenir erros, os treinamentos devem estimular os funcionários com simulações. As pessoas sofrem quando erram e refletem sobre como acertar. Ficam emocionalmente envolvidas. Isso é importante para aprender.

6) EXAME - O senhor não vê sentido em aulas teóricas?

Roger Schank -Não na quantidade em que são apresentadas hoje. Há muita teoria nas aulas porque os professores pensam que se aprende ouvindo. Não é assim. Muita teoria só dá sono.

7) EXAME - O Brasil discute como melhorar a qualificação de sua mão de obra. O que o senhor recomenda?

Roger Schank -Tentaria ter as melhores escolas de ensino médio do mundo. Isso seria revolucionário. Permitiria que os jovens realizassem seus sonhos. Isso o Brasil poderia fazer.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.