Congresso vai analisar MP que aumenta tolerância de carga de caminhões em rodovias

Publicado em
21 de Maio de 2021
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O Congresso Nacional começará a analisar a medida provisória que aumenta a tolerância na pesagem de caminhões (MPV 1.050/2021). A medida foi publicada nesta quarta-feira (19) e faz parte do programa Gigantes do Asfalto. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a ideia é evitar multas aos motoristas pelas diferenças no peso por eixo devido à dificuldade de distribuir as cargas de modo uniforme pela carroceria ou pela movimentação delas durante o transporte.

Transcrição
LOC: O GOVERNO EDITOU UMA MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUMENTA OS LIMITES DE TOLERÂNCIA DE PESO POR EIXO NOS CAMINHÕES DE CARGA.

LOC: A EMEPÊ FOI PUBLICADA NESSA QUARTA-FEIRA E COMEÇARÁ A SER ANALISADA PELO CONGRESSO NACIONAL. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.

TÉC: A Medida Provisória faz parte do programa Gigantes do Asfalto e aumenta os limites de tolerância de peso por eixo no transporte de cargas. Agora, na pesagem de caminhões, a tolerância do peso bruto total passará de 10% para 12,5% por eixo nas cargas acima de 50 toneladas. E para cargas inferiores 50 toneladas será permitido até 5% de excesso no peso. Durante a cerimônia de lançamento do programa, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que a ideia é evitar que os motoristas sejam multados por não aferir o peso por eixo na hora do carregamento, devido à dificuldade de distribuir as cargas de modo uniforme pela carroceria, bem como pela movimentação de cargas durante o transporte.

(Tarcísio de Freitas): “Quantos caminhoneiros foram multados em balanças! Porque carregavam suas cargas, grãos, e durante o caminho esses grãos se movimentam e não tem como controlar o movimento da carga e aí para numa balança e houve um excesso de peso por eixo e aí vem a multa em cima. Severa.”.

(Rep): Segundo o governo, o aumento da tolerância de peso das cargas não vai gerar impacto significativo na manutenção das rodovias. A emepê altera a lei que trata dos limites de peso bruto total e por eixo das cargas em caminhões, bem como o Código de Trânsito Brasileiro, que prevê as multas por excesso de peso. Agora, a Medida Provisória começa a ser analisada pelo Congresso Nacional. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

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