Confiança da construção despenca no Brasil

Publicado em
30 de Outubro de 2014
compartilhe em:

A pesquisa mensal sobre a confiança das empresas do setor de construção no Brasil referente a outubro, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, mostrou uma forte queda no índice. Em termos mensais, o índice de confiança no futuro imediato da atividade construtora no país caiu 19,9%.

A pesquisa da FGV adota uma metodologia que agrega, a cada pesquisa, os dois meses anteriores de maneira a sempre formar um dado trimestral, ainda que este não corresponda aos quatro trimestres do calendário. Nesse aspecto, o trimestre terminado em outubro revela uma queda da confiança de 14,8%.

O empresariado de construção brasileiro está se queixando de uma forte diminuição na demanda por serviços de construção e atividades relacionadas. De acordo com a fundação, a menor demanda se verifica tanto nas obras civis e de infraestrutura como nos projetos privados, como a edificação de residências.

A queda é brutal e persistente. A pesquisa também mede a expectativa do empresariado de construção a respeito do horizonte de mais longo prazo, com variações porcentuais expressas por metodologia igual à do índice de confiança. Nesse caso, o trimestre terminado em outubro registrou queda na expectativa de 16,5%, enquanto o trimestre terminado em setembro já tinha percebido queda de 14,5%. Levando em conta apenas o número de outubro, a expectativa do empresariado caiu 21%.

Foram entrevistadas 700 empresas de vários segmentos da construção no Brasil. A pesquisa faz uma pergunta geral a respeito da situação do setor. No trimestre terminado em outubro desse ano, 23,8% das empresas disseram que a situação está ruim. No mesmo período do ano passado, 17% haviam dado a mesma resposta.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.