Condições de frete são fatores determinantes para conversão no e-commerce, afirma pesquisa

Publicado em
28 de Setembro de 2017
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Três entre cada quatro consumidores já cancelaram uma compra online devido a taxa de entrega
 
 
O valor e prazo do frete continuam os principais fatores para o sucesso ou fracasso de uma compra no comércio virtual brasileiro, como indica recente pesquisa com mais de 500 consumidores, realizada pela empresa Manhattan Associates. Segundo a pesquisa, três entre cada quatro compradores já desistiram de uma compra devido a taxa de entrega, gerando uma perda estimada em R$11,8 bilhões ao setor.
 
Além da taxa de frete, a pesquisa mostrou uma tendência entre os consumidores por não aceitar prazos de entrega muito longos. Para os entrevistados, o prazo ideal de entrega é de 1 semana após a compra, com apenas 26,8% dos consumidores afirmando estarem dispostos a esperar mais tempo pela entrega. Porém também foi observado uma paciência maior para entrega de produtos de maior tamanho, como sofá, cama, geladeira e fogões. Para esse tipo de produto, os consumidores acham aceitável um prazo de até 2 semanas.
 
"Normalmente, em um varejo físico, o consumidor fica responsável pelo transporte do produto comprado. Logo o frete do e-commerce ainda é visto como uma vantagem por tirar essa responsabilidade do cliente. Mas para pequenos produtos já é cobrado uma maior agilidade na entrega, caso contrário a tendência do cliente é ir até uma loja física para levar o que quiser na hora", afirma Adriana Maia da Impressora.com .
 
Também é observado os problemas com atrasos na entrega, fator em que mais de 57% dos entrevistado afirmaram que deixaram de comprar em determinado site devido a uma experiência ruim com o serviço. Atualmente boa parte das lojas virtuais preferem informar um maior prazo de entrega para evitar o risco da encomenda chegar ao cliente após o período estipulado. Outra prática cada vez mais adotada pelo e-commerce é o omnichannel, onde o cliente tem a opção por receber o produto em seu endereço, ou retirá-lo em um local físico.
 
Para Adriana, "o desafio está em passar um prazo de entrega realista, mas sem ser desanimador para o cliente. O e-commerce deve fazer com que o frete seja uma comodidade, e não uma dor de cabeça para seus consumidores".
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