Concessionárias se apressam para faturar caminhões até sexta

Publicado em
27 de Janeiro de 2014
compartilhe em:

Portaria com regras do PSI/Finame, publicada no Diário Oficial, dá prazo até dia 31 de janeiro para utilização do formato simplificado

Nelson Bortolin 

Depois de mais de 40 dias sem poder fazer negócios pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI), as concessionárias de caminhão respiraram aliviadas na última sexta-feira (24), com a publicação, no Diário Oficial da União, da portaria 29, que traz as novas regras de Finame e Pró-Caminhoeiro. Só agora, as lojas poderão faturar os primeiros veículos do ano utilizando os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O gerente comercial da Konrad, concessionária da marca Ford, em Maringá, Fernando Xavier Mourão, conta que está correndo contra o tempo para faturar até a próxima sexta-feira (31) todos os veículos que foram vendidos nos últimos 40 dias. É que até lá será possível utilizar a modalidade simplificada. Depois, somente a convencional.

Na primeira, o banco de varejo autoriza o faturamento e depois manda a documentação para o BNDES. Na forma convencional, o banco envia a documentação para o BNDES, que a analisa e autoriza o faturamento, o que pode levar a concessionária a uma espera de até 90 dias pelo dinheiro.

Apesar dos negócios estarem suspensos desde 13 de dezembro, Mourão comemorou o fato de o banco de fomento ter liberado em grande monta os recursos pendentes do ano passado. “Tínhamos R$ 10 milhões para receber e recebemos mais de R$ 8 milhões”, afirma.

Clique aqui para ler a portaria 29.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.