A Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, confirmou o início das obras de recuperação de pavimento na BR-163 no trecho de 80 quilômetros entre Posto Gil e o município de Nova Mutum, na região médio-norte.
Previsão é que até o final do ano todos os serviços sejam concluídos. Até lá haverá recuperação total do pavimento da via, o que inclui, por exemplo, a retirada da capa asfáltica e microrevestimento, conforme a Rota do Oeste.
Ainda em junho, a concessionária iniciou a duplicação dos 22,7 quilômetros entre o perímetro urbano de Rondonópolis ao terminal multimodal de grãos da América Latina Logística (ALL). Este trecho, mais o de Nova Mutum e o do contorno Cuiabá, contemplando a rodovia dos Imigrantes, englobam as regiões mais críticas da rodovia federal.
A conclusão dos pontos tem cronograma diferenciado. A duplicação no acesso ao terminal ferroviário em Rondonópolis deve ficar pronta em 2015 e as outras duas, de recuperação de pavimento, no prazo de até 12 meses aproveitando o período de seca.
Até o momento, apenas na extensão contorno Cuiabá não houve obras profundas de infraestrutura, porque a Rota do Oeste aguarda aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) das benfeitorias para viabilizar maior fluidez no trânsito, informou a empresa.
Quando 10% das obras de duplicação estiverem prontos (cerca de 45 km), a empresa começa a cobrar o pedágio pela utilização da via. Ao todo, nove praças serão instaladas.