Concer inicia projeto de duplicação da descida da Serra de Petrópolis, RJ

Publicado em
15 de Maio de 2013
compartilhe em:

A tão aguardada nova pista de subida da Serra de Petrópolis, Região Serrana do Rio, parece estar mais próxima de sair do papel. Após receber autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Concer - concessionária que administra a rodovia no trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora - deu inicio à implantação do projeto na BR-040.

De acordo com a Concer, o projeto prevê a duplicação de 15 quilômetros do atual trecho de descida da Serra e a construção de um túnel de aproximadamente cinco quilômetros, totalizando uma extensão de 20 quilômetros de nova pista. Ainda segundo a concessionária, neste projeto serão implantadas 28 novas obras de artes especiais, entre pontes e viadutos, além de sete alargamentos de estruturas já existentes.

O projeto da nova subida da Serra está dividido em cinco lotes. O lote 1 prevê obras situadas em Duque de Caxias, entre os kms 103 e 97, compreendendo a implantação de uma nova praça de pedágio no km 102 (em substituição à atual praça localizada no km 104); a implantação do sistema viário de Xerém e Vila Bonança e vias marginais até a localidade do Aviário, que permitirão a separação do tráfego local de longa distância, além de possibilitar o acesso direto de moradores de Xerém ao Centro de Duque de Caxias. Neste lote também está prevista a duplicação de trecho da atual pista de descida da Serra.

No lote 2, de acordo com o projeto, serão realizadas obras situadas entre os kms 97 e 87,5, em trecho compreendendo Duque de Caxias e Petrópolis, prevendo a duplicação do atual trecho da pista de descida da Serra, com inclusão de intervenções de melhoria no traçado, além de construção e alargamento de obras de arte especiais.

A construção do túnel rodoviário com 4.618 metros de extensão, situado entre os kms 87,5 e 80, em Petrópolis, está no lote 3 das obras. No lote 4 está prevista a construção do trecho final da Nova Subida da Serra e de sua ligação com a entrada de Petrópolis pela atual pista de subida no km 82, além de construção e alargamento de obras de artes especiais.

Na última etapa, lote 5, está prevista a construção da ligação dos bairros Bingen e Quitandinha, em Petrópolis. Segundo a assessoria da Concer, as obras já foram iniciadas e tem o prazo de 24 meses para a conclusão.

A Concer enfatizou que projeto da Nova Subida da Serra representa um grande investimento para a infraestrutura de transportes do Brasil, já que a BR-040 opera como um importante corredor para o desenvolvimento econômico do país.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.