Companhias de transporte vão investir R$ 800 milhões nos portos do Rio

Publicado em
26 de Outubro de 2010
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Multiterminais e Wilson Sons (empresas brasileiras ligadas ao setor de transporte logístico) têm programados investimentos de cerca de R$ 1 bilhão para expandir a capacidade de movimentação de terminais de contêineres e automóveis nos portos do Rio de Janeiro e de Salvador, com expectativa de que 80% desses recursos sejam aplicados no porto do Rio.

O Rio de Janeiro se tornou estratégico para empresas de todos os segmentos da infraestrutura após o anúncio da Olimpíada de 2016 - que vai exigir esforço concentrado para deixar a cidade em ordem a tempo de receber via aérea, terrestre e marítima cerca de 600 mil turistas, de acordo com previsão da Rio Tur -, apesar de a ampliação dos terminais de Salvador ser uma das prioridades do setor.

A explicação, mais uma vez, é simples. Iniciado em junho de 2009 e previsto para terminar em 2015, o projeto Porto Maravilha, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), foi dividido em duas etapas e receberá mais de R$ 3,5 bilhões. O megaprojeto vai revitalizar por completo a zona portuária e está sendo vendido para todos os cariocas como um dos pontos-chave para o renascimento da cidade.

Zona Portuária - Menina dos Olhos do Rio 2016

Dividida em duas fases, a revitalização da área consiste em reformular urbanisticamente a degradada região da zona portuária, prevendo investimentos iniciais da ordem de R$ 350 milhões, esforço conjunto dos governos federal e municipal.

Olimpíada e UPPs inflacionam preços dos bairros no RioJá a segunda fase do projeto vai implementar, por meio de PPP (parceria entre poder público e iniciativa privada), mudanças estruturais no bairro e incentivar o crescimento do comércio, criando polos de desenvolvimento urbano e industrial. É o caso da reurbanização dos morros do Pinta e Providência, onde 800 imóveis em áreas de risco serão removidos.

Algumas obras da primeira fase já estão em andamento, como a que dá acesso às docas, por meio de uma nova alça que desvia o tráfego de caminhões de carga com destino ao terminal e vai desafogar o trânsito da Avenida Brasil, no centro da cidade. As obras da segunda fase devem começar somente no primeiro semestre de 2011.

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