Como se preparar para a transformação digital na logística? Por ABC Cargas

Publicado em
06 de Abril de 2021
compartilhe em:

A transformação digital na logística é uma realidade do mercado. Diante disso, as empresas que não se prepararem de maneira adequada para todas essas mudanças vão perder competitividade e, certamente, ver seus lucros serem significativamente impactados.

Vale lembrar que, dentro da cadeia de suprimentos, já existem novidades que otimizam o trabalho em diferentes níveis. Um dos principais exemplos disso está em empilhadeiras autônomas e veículos dirigidos por robôs em algumas partes do mundo.

Claro que esses avanços tão modernos ainda estão distantes de algumas companhias, mas se planejar para eles é fundamental para incluir essas adaptações de acordo com as necessidades de seu negócio.

Quer saber mais? Siga com a leitura!

Faça um planejamento completo

A transformação digital é um caminho sem volta na logística. Quem está integrado no meio sabe que esse processo não começou agora, porém, até pouco tempo atrás, era possível uma empresa optar se já estava na hora certa de se digitalizar. Com a maioria dos serviços sendo oferecidos em diferentes proporções online, quem não se planejar minuciosamente vai perder espaço para os concorrentes no setor de atuação.

O primeiro passo é levar em consideração que o clientes devem se adaptar cada vez mais ao uso do e-commerce e, por esse motivo, criar novos perfis de consumo é o mais indicado para a indústria. O segredo, aqui, envolve planejar as próximas etapas com exatidão. Mais importante do que se adaptar conforme as tendências da cadeia de suprimentos é saber como esses impactos vão se comportar em longo prazo.

Então, o talento humano, que enxerga de maneira estratégica as oportunidades e brechas deixadas no setor, deve se complementar ao uso da tecnologia. Diante das necessidades de avanço, o planejamento competente com base em inovações, processos eficientes e times qualificados se transforma na solução de problemas antigos e novos.

Mantenha o controle de tudo

Todos os processos e os diversos caminhos que fazem parte do Supply Chain são capazes de sobrecarregar um gestor logístico quando a comunicação interna não está em dia. Com a adição da tecnologia nas realizações, fica muito mais simples ter controle sobre cada passo e tomar decisões mais inteligentes, baseadas em dados fornecidos de maneira automatizada.

A partir de um controle maior dos processos, também surge a oportunidade de interromper etapas que não sejam bem-sucedidas muito antes de ocasionarem os primeiros prejuízos. Esse tipo de percepção do panorama geral das operações proporciona uma resposta rápida diante de quadros de ineficiência e a criação de melhorias centralizadas na raiz dos problemas logísticos mais impactantes.

Integre os processos

A integração de processos é uma das questões mais faladas atualmente entre os profissionais que lidam com a cadeia de suprimentos. Isso porque quando a empresa não promove a integração de processos, certamente, abre espaço para que concorrentes diretos encontrem soluções para os problemas que prejudicam o resultado final dos serviços oferecidos.

Hoje, ganha destaque quem prioriza rapidez, qualidade e as inovações do mercado. A integração de processos e ferramentas de gestão da cadeira de suprimentos ajuda na organização de um grande volume de informações internas, que são indispensáveis no acompanhamento do profissional de gestão.

Os dados de análise, nesse caso, são extremamente claros e permitem identificar a raiz do problema, com o foco em redução de custos sem perder eficiência— que é um dos principais objetivos de toda empresa. Esse processo permite, ainda, gerenciar o estoque, os níveis de satisfação dos clientes e o comprometimento dos colaboradores.

Acompanhe as novidades

Com o avanço rápido das informações, o mercado, como você conhece agora, pode mudar em pouco tempo. Dentro desse contexto, a grande questão é compreender os motivos que fazem com que os consumidores busquem cada vez mais por praticidade no consumo e facilidades, tanto nas compras quanto no momento de solucionar os problemas que aparecem no pós-compra.

Ou seja, conforme o gestor se atualiza e conhece o mercado, ele consegue adotar as transformações tecnológicas de acordo com as necessidades personalizadas de seu meio de trabalho. O diferencial, a partir disso, envolve compreender que nem sempre o que funcionou para outro gigante do setor vai apresentar o mesmo resultado no levantamento estratégico de dificuldades da sua empresa.

Repense canais e otimize etapas

Ficou claro que a exigência do consumidor final está cada vez maior. Dessa maneira, a transformação digital na logística está diretamente ligada à otimização de etapas e às novidades dos canais. Por exemplo, uma das grandes vantagens de todo o processo de mudança é a possibilidade de executar mais tarefas em um curto espaço de tempo.

Na prática, o trabalho fica mais dinâmico e isso se reflete em todas as pontas, até chegar na percepção final do atendimento ao cliente. Tudo isso também tem relação com o tempo que o gestor tem acesso às informações e a tomada de decisões.

Com todos os dados em mãos em tempo real, o gestor logístico consegue repensar as etapas e ainda oferecer respostas rápidas para as demandas que surgem. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a importância da comunicação. Com o monitoramento de dados, os clientes também desejam receber as informações conforme os processos avançam.

Quando se trata de solucionar um problema, então, qualquer atraso em resposta causa uma verdadeira crise. A partir disso, o uso de chatbot, por exemplo, passa ser um importante aliado, especialmente, se apresentar características mais humanizadas.

Aumente a competitividade

Um grande passo da transformação envolve aumentar a competitividade da empresa no mercado, de maneira geral. Os efeitos positivos são ainda maiores quando a pesquisa de situação indica que os concorrentes apresentam um grau de maturidade digital menos avançado.

Caso essa seja a situação, eles nem ao menos conhecem a fundo os benefícios personalizados que a tecnologia pode trazer ao seu negócio. Ao atuar diariamente com base em dados completos, as chances de conquistar novas parcerias e fidelizar mais clientes são reais e aumentam rapidamente.

Agora você já sabe como se preparar para a transformação digital na logística. O mais importante, em uma situação como essa, é contar com a ajuda de uma empresa especializada em soluções em transporte, como a ABC Cargas, que tem como um de seus principais serviços buscar melhorias contínuas no seu sistema de gestão integrada e desenvolver uma cadeia de fornecimento minimizando riscos.

https://blog.abccargas.com/transformacao-digital-na-logistica/

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.