Como reduzir os custos do frete em uma loja virtual?

Publicado em
13 de Junho de 2018
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Ao criar uma loja virtual é muito importante identificar os fatores-chave para o sucesso e até mesmo para o fracasso do seu e-commerce. O custo com o frete é um deles. Afinal, quanto maior o valor, menor é a chance de vender.
 
O primeiro passo para reduzir o valor do frete é identificar seu preço médio e localizar onde estão seus principais e maiores gastos. Essa ação permite a você compreender as demais necessidades, como o preço a ser colocado nas mercadorias e as taxas de acordo com a localização da entrega, criando estratégias eficientes.
 
Muitos gestores acreditam que quanto mais rápido uma entrega é realizada maior o seu custo. Entretanto, estudos logísticos afirmam que é possível manter um padrão satisfatórios nas entregas por um preço competitivo que pode gerar para sua loja virtual um lucro considerável.
 
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.
 
Como identificar seus principais gastos com frete?
Como comentamos lá em cima, o primeiro passo conseguir reduzir seus gastos com frete é visualizar onde seu dinheiro está sendo gasto. Para isso, é necessário somar o gasto mensal com frete e dividir pelo faturamento obtido no mesmo período. O resultado é a média atual do seu custo.
 
Por exemplo: se o seu faturamento for de R$ 250 mil por mês, e seu gasto com frete corresponder a R$ 12.500, temos aí um gasto de 5% a.m.
 
Uma boa alternativa é dividir esse valor por regiões. Dessa forma você descobrirá quais entregas estão custando acima da média e saberá onde é preciso otimizar para reduzir.
 
Realize acordos e parcerias
Uma ótima maneira de reduzir seus gastos com frete é propondo acordos a diferentes transportadoras, e não se prender somente aos Correios. Elas estão dispostas à negociar, o preço de mercado sempre está aberto a discussão e você pode chegar a um valor final muito bacana – além da flexibilidade na hora de efetuar o pagamento.
 
Serviços de motoboy também são uma ótima opção, principalmente para cargas pequenas e distâncias menores.
 
Logística
Planejar a logística do seu e-commerce é de extrema importância. Atualmente, o principal fator responsável pelo fracasso de uma loja virtual é a sua reputação e uma entrega não realizada dentro do prazo estipulado.
 
A melhor maneira de se ter tranquilidade para lidar com o setor logístico é instalando um sistema de ERP, sigla inglesa para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais. Esse software de gestão empresarial une fluxos de caixa, emissão de nota fiscais, estoque, contas, produtos e fluxo de pedidos.
 
Ele permite que todos os setores da sua loja virtual conversem entre si, possibilitando a automatização das principais áreas da sua loja, como pedidos, estoques, distribuição e pagamentos.
 
Pedir ajuda
Caso você dificuldade para operar esse sistema, seja por falta de experiência ou tempo, uma boa alternativa é contratar uma ajuda especializada. Isso, claro, terá um custo inicial, mas provocará uma redução de gasto significativa para o seu negócio a médio e longo prazo.
 
Escolha uma empresa especializada no assunto e pesquise a respeito dela, como competitividade no mercado, reputação e competência. Afinal, muitas etapas do processo de distribuição serão realizadas por este sistema e é sempre bom se certificar de que a empresa é capaz de oferecer qualidade durante o processo de armazenamento, empacotamento e prazos de envios.
 
Quanto mais organizada a logística de sua loja virtual, melhor você conseguirá analisar e corrigir os pontos necessários. E isso irá impactar diretamente no valor do frete.
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