> O peso vazio do(s) veículo(s) (tara);
> O peso e dimensões da carga;
> Geometria e posição do centro de gravidade da carga;
> O peso bruto total do veículo (tara + peso da carga);
> A capacidade técnica ou peso técnico do(s) veículo(s);
> A exigência de que o peso da carga (LOTAÇÃO) seja <= ao PBT(C) - TARA
> A exigência de que a CMT >= ao PBTC;
> Os pesos máximos permitidos por eixo e por conjunto de eixos, pelo(s) órgão(s) com jurisdição sobre a(s) via(s);
Com as informações acima, é possível fazer os cálculos necessários para verificar se o(s) veículo(s) são compatíveis com a carga a ser transportada e observam os limites e possíveis restrições de capacidade estrutural e geométrica da via..
A distribuição de carga em perfeita observação à legislação nem sempre é uma tarefa fácil.
A obtenção do peso legal máximo permitido pode exigir um processo de “tentativa e erro” variando o posicionamento da carga, a localização da quinta roda e, quando possível, o posicionamento dos eixos.
Nos EUA onde boa parte dos semirreboques são equipados com eixos deslizantes, essa tarefa pode ser mais simples: Por exemplo, se o excesso de peso está na a frente do trailer basta deslizar os eixos para a frente. Dependendo do peso da carga e onde a carga é colocada no trailer, cada "furo" irá mudar o equilíbrio em cerca de 100 quilos.
A mudança ocorre principalmente entre os eixos do reboque e os eixos de transmissão. Em uma quinta roda deslizante, o fulcro (pino rei) está localizado ao longo dos eixos de transmissão, quase no nariz do reboque. Deslizando o peso das transferências da quinta roda carregada na frente do reboque entre o eixo de direção e os eixos de direção.
Para colocar mais peso sobre o cavalo, mova a quinta roda para a frente; para reduzir peso do cavalo, deslize a quinta roda de volta. Ajustar a quinta roda move mais peso por movimento de localização do que quando o eixo do reboque é movido. Se o ajuste da localização de carga ou da distribuição de peso através da posição da quinta-roda não for possível, então talvez seja necessário remover parte do peso ou substituir o equipamento.
Pranchas retas e rebaixadas
Os semirreboques de plataforma plana e rebaixada, as pranchas são os veículos indicados para o transporte de equipamentos grandes e pesados ou itens densos e de formato irregular.
Quando uma carga é muito pesada ou densa, é difícil saber exatamente onde posicioná-la na carreta. Como regra geral, deve se evitar de colocar a parte mais pesada da carga na frente do trailer e, em vez disso, posicioná-la perto do meio do reboque.
Esses veículos são normalmente equipados com conjunto variando de 3 a 6 eixos para ajudar a gerenciar a distribuição de peso. Os conjuntos de eixos espalhados a mais de 10 metros de distância permitem que os transportadores carreguem mais peso por eixo.
Conhecer o equipamento e quanto peso ele pode lidar é essencial para gerenciar a conformidade com o peso.
Ao carregar uma prancha carrega tudo, leve em consideração os requisitos de segurança da carga. Por exemplo, se a carga precisar ser colocada no meio ou mais perto da retaguarda do reboque, então são necessárias garantias adicionais. Consulte os requisitos de segurança sempre para garantir uma viagem segura e sem multas ou interrupção do transporte.
Lembre-se, se você estiver perto do peso bruto máximo permitido, o peso do combustível pode fazer a diferença.