Como garantir a distribuição por igual do peso da carga entre todos os eixos do veículo

Publicado em
12 de Setembro de 2017
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Antes de começar é preciso conhecer alguns itens-chave sobre o veículo e sua carga, a saber:
 
large dozer heavy haul
 
> O peso vazio do veículo;
> O peso da carga;
> O peso bruto total do veículo (tara + peso da carga);
> A capacidade técnica ou peso técnico do veículo
> Geometria e centro de gravidade da carga
> Os pesos máximos permitidos por eixo e conjunto de eixos
 
Com as informações acima, você pode fazer os cálculos necessários para verificar se veículo e a carga a ser transportada atendem aos requisitos de tamanho e peso.
 
A distribuição de carga em perfeita observação à legislação nem sempre é uma tarefa fácil. A obtenção do peso legal máximo permitido pode exigir um processo de “tentativa e erro” variando o posicionamento da carga, a localização da quinta roda e, quando possível, o posicionamento dos eixos.
 
Nos EUA onde boa parte dos semirreboques são equipados com eixos deslizantes, essa tarefa pode ser mais simples: Por exemplo, se o excesso de peso está na a frente do trailer basta deslizar os eixos para a frente. Dependendo do peso da carga e onde a carga é colocada no trailer, cada "furo" irá mudar o equilíbrio em cerca de 100 quilos.
 
A mudança ocorre principalmente entre os eixos do reboque e os eixos de transmissão. Em uma quinta roda deslizante, o fulcro (pino rei) está localizado ao longo dos eixos de transmissão, quase no nariz do reboque. Deslizando o peso das transferências da quinta roda carregada na frente do reboque entre o eixo de direção e os eixos de direção.
 
Para colocar mais peso sobre o cavalo, mova a quinta roda para a frente; para reduzir peso do cavalo, deslize a quinta roda de volta. Ajustar a quinta roda move mais peso por movimento de localização do que quando o eixo do reboque é movido. Se o ajuste da localização de carga ou da distribuição de peso através da posição da quinta-roda não for possível, então talvez seja necessário remover parte do peso ou substituir o equipamento.
 
Pranchas retas e rebaixadas
 
Os semirreboques de plataforma plana e rebaixada, as pranchas são os veículos indicados para o transporte de equipamentos grandes e pesados ou itens densos e de formato irregular. 
 
Quando uma carga é muito pesada ou densa, é difícil saber exatamente onde posicioná-la na carreta. Como regra geral, deve se evitar de colocar a parte mais pesada da carga na frente do trailer e, em vez disso, posicioná-la perto do meio do reboque.
 
Esses veículos são normalmente equipados com conjunto variando de 3 a 6 eixos para ajudar a gerenciar a distribuição de peso. Os conjuntos de eixos espalhados a mais de 10 metros de distância permitem que os transportadores carreguem mais peso por eixo.
Conhecer o equipamento e quanto peso ele pode lidar é essencial para gerenciar a conformidade com o peso.
 
Ao carregar uma prancha carrega tudo, leve em consideração os requisitos de segurança da carga. Por exemplo, se a carga precisar ser colocada no meio ou mais perto da retaguarda do reboque, então são necessárias garantias adicionais. Consulte os requisitos de segurança sempre para garantir uma viagem segura e sem multas ou interrupção do transporte.
 
Lembre-se, se você estiver perto do peso bruto máximo permitido, o peso do combustível pode fazer a diferença. 
 
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