1️⃣ PRIMEIRO FILTRO: CLASSIFICAÇÃO DO VEÍCULO
Antes de analisar diagramas, o embarcador deve identificar, na proposta recebida:
Tipo de Equipamento | Aplicação Típica | Risco ao Embarcador |
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Prancha convencional (semirreboque rebaixado) | Máquinas até 60-80t | Transportadores tentam usá-la mesmo quando há necessidade de linhas de eixos |
Linhas de Eixos Hidráulicas (Modulares) | Cargas pesadas (>80t a 500t) | Pouco compreendidas pelo embarcador; é onde ocorrem os maiores sobrepreços e erros de avaliação |
Módulos Hidráulicos com Power Booster (PB) | Grandes pesos em aclives, baixas velocidades | Embarcador precisa validar a real necessidade técnica do PB |
SPMT (autopropelidos) | Cargas >1000t, deslocamentos de alta precisão | Altíssimo custo; embarcador deve validar a total indisponibilidade de solução convencional |
Dolies, gôndolas, vigas intermediárias | Adaptativos, para distribuição de carga em situações específicas | Muitas vezes mal especificados, usados como “soluções rápidas” |
2️⃣ PERGUNTAS QUE O EMBARCADOR DEVE FAZER (ANTES DE QUALQUER CÁLCULO):
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O equipamento proposto é tecnicamente necessário para a minha carga, ou seria possível solução mais simples e segura?
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O transportador está propondo linhas de eixos por conta da carga, ou porque não dispõe de pranchas convencionais adequadas?
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O uso de power booster está tecnicamente justificado pelo relevo da rota?
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Há alguma ponte no trajeto cuja restrição técnica está obrigando o uso de solução mais sofisticada?
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Existem alternativas de divisão da carga, pré-montagem parcial, ou outro arranjo logístico que simplificaria a operação?
3️⃣ ITENS CRÍTICOS A EXIGIR NA PROPOSTA TÉCNICA:
Item | Documento esperado | Quem fornece |
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Tipo exato de implemento | Memorial técnico do conjunto | Transportador |
Quantidade e arranjo dos eixos | Desenho técnico em escala | Transportador |
Capacidade dos eixos | Declaração de fabricante homologado | Transportador |
Possibilidade de substituição por solução menos complexa | Justificativa técnica formal | Transportador (validado internamente pelo embarcador) |
4️⃣ POR QUE O EMBARCADOR PRECISA CONHECER OS TIPOS DE VEÍCULOS?
✅ Porque boa parte da precificação de fretes excepcionais está no nível de complexidade dos veículos empregados.
✅ Porque eventuais falhas ou subdimensionamentos nestes veículos impactam diretamente na segurança, no risco jurídico solidário e na responsabilização civil do embarcador.
🎯 CONCLUSÃO PRÁTICA PARA GOVERNANÇA DO EMBARCADOR
“O embarcador precisa, antes de tudo, ser capaz de validar se o transportador está propondo o veículo certo para a carga certa. Sem isso, todo o resto (diagrama de carga, cálculo de eixo, estudo EVG/EVE) pode ser mero jogo de papel. Quem não conhece os tipos de equipamentos vira refém da argumentação do transportador.”