COMO FAZER A VALIDAÇÃO CRÍTICA DOS EQUIPAMENTOS PROPOSTOS PELO TRANSPORTADOR NA CONTRATAÇÃO DE FRETE DE CARGAS INDIVISÍVEIS

Publicado em
19 de Junho de 2025
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1️⃣ PRIMEIRO FILTRO: CLASSIFICAÇÃO DO VEÍCULO

Antes de analisar diagramas, o embarcador deve identificar, na proposta recebida:

Tipo de Equipamento Aplicação Típica Risco ao Embarcador
Prancha convencional (semirreboque rebaixado) Máquinas até 60-80t Transportadores tentam usá-la mesmo quando há necessidade de linhas de eixos
Linhas de Eixos Hidráulicas (Modulares) Cargas pesadas (>80t a 500t) Pouco compreendidas pelo embarcador; é onde ocorrem os maiores sobrepreços e erros de avaliação
Módulos Hidráulicos com Power Booster (PB) Grandes pesos em aclives, baixas velocidades Embarcador precisa validar a real necessidade técnica do PB
SPMT (autopropelidos) Cargas >1000t, deslocamentos de alta precisão Altíssimo custo; embarcador deve validar a total indisponibilidade de solução convencional
Dolies, gôndolas, vigas intermediárias Adaptativos, para distribuição de carga em situações específicas Muitas vezes mal especificados, usados como “soluções rápidas”

2️⃣ PERGUNTAS QUE O EMBARCADOR DEVE FAZER (ANTES DE QUALQUER CÁLCULO):

  • O equipamento proposto é tecnicamente necessário para a minha carga, ou seria possível solução mais simples e segura?

  • O transportador está propondo linhas de eixos por conta da carga, ou porque não dispõe de pranchas convencionais adequadas?

  • O uso de power booster está tecnicamente justificado pelo relevo da rota?

  • Há alguma ponte no trajeto cuja restrição técnica está obrigando o uso de solução mais sofisticada?

  • Existem alternativas de divisão da carga, pré-montagem parcial, ou outro arranjo logístico que simplificaria a operação?


3️⃣ ITENS CRÍTICOS A EXIGIR NA PROPOSTA TÉCNICA:

Item Documento esperado Quem fornece
Tipo exato de implemento Memorial técnico do conjunto Transportador
Quantidade e arranjo dos eixos Desenho técnico em escala Transportador
Capacidade dos eixos Declaração de fabricante homologado Transportador
Possibilidade de substituição por solução menos complexa Justificativa técnica formal Transportador (validado internamente pelo embarcador)

4️⃣ POR QUE O EMBARCADOR PRECISA CONHECER OS TIPOS DE VEÍCULOS?

✅ Porque boa parte da precificação de fretes excepcionais está no nível de complexidade dos veículos empregados.
✅ Porque eventuais falhas ou subdimensionamentos nestes veículos impactam diretamente na segurança, no risco jurídico solidário e na responsabilização civil do embarcador.


🎯 CONCLUSÃO PRÁTICA PARA GOVERNANÇA DO EMBARCADOR

“O embarcador precisa, antes de tudo, ser capaz de validar se o transportador está propondo o veículo certo para a carga certa. Sem isso, todo o resto (diagrama de carga, cálculo de eixo, estudo EVG/EVE) pode ser mero jogo de papel. Quem não conhece os tipos de equipamentos vira refém da argumentação do transportador.”

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