Como elevar o valor do seu

Publicado em
06 de Junho de 2013
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Proatividade é a palavra de ordem para quem deseja ser mais valorizado pelo mercado. Confira as atitudes que aceleram a ascensão profissional

 
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Seja o melhor: o reconhecimento é questão de tempo

 

O aumento do valor de mercado de um profissional passa, necessariamente, pela adoção de uma postura proativa. É o que defende a coach Marcia Luz, autora do livro “Construindo um Futuro de Sucesso” (Qualitymark).“As pessoas proativas constroem a sua história e não são reféns dela, como os reativos, que se comportam a partir do estilo do ambiente”, explica.

Ricardo Reis, gerente do Grupo Multi, concorda. “Asoportunidades nas empresas aparecem para os profissionais proativos”, diz. De acordo com os especialistas, algumas atitudes que revelam esta proatividade são essenciais na para quem quer aumentar o valor do seu “passe” no mercado. Confira quais são elas:

1 Seja melhor do que o salário que recebe

“E faça isso não pela empresa, mas pela suacarreira”, diz Marcia. Reclamações a respeito dosalário são muito frequentes. Quem nunca disse ou mesmo ouviu de um colega: “não ganho para isso”?

No entanto, diz Marcia, mesmo que a sua empresa não mereça, o ideal é deixar a reclamação de lado e arregaçar as mangas. “Enquanto estiver ali, seja o melhor. Quando o trabalho é bem feito, o mercado reconhece e oferece mais”, diz Marcia. 

De acordo com ela, um profissional sabe que está ganhando muito aquém do que oferece quando recebe uma proposta de outra empresa. “Quando uma empresa concorrente fizer uma oferta de emprego para a pessoa ganhar o dobro do que recebe, ela vai perceber que estava ganhando pouco”, explica.

Mas, ressalta Reis, só consegue fazer isso quem não tem dúvidas a respeito da escolha da carreira. “Gostar do que faz é o ponto de partida”, diz. O especialista também recomenda um novo jeito de encarar a situação. “É olhar como se fosse o dono do negócio”, diz. 

2 Ofereça mais do que estabelece seu ‘job description’

Profissionais que vão além de suas atribuições tendem a ser mais valorizados. “Digamos que tenha sido contratado para realizar as tarefas A e B. Faça A e B e C, D e E também”, recomenda a especialista. 

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