Escolhendo, dentre as rotas alternativas, que apresentem viabilidade estrutural e geométrica para o transporte da carga, aquela que garanta:
- a segurança da carga;
- o atendimento aos prazos contratuais (Transit Time)
- represente a menor distância de transporte
- resulte no menor custo operacional e
e, se possível, no menor custo com taxas e tarifas
Passo a passo para fazer a escolha do percurso:
Antes de começar
I - certifique-se de estar de posse das dimensões corretas do conjunto transportador (veículo + carga);
II - certifique-se da origem e destino do transporte
1º passo - escolher a rota conhecida ou já utilizada pela empresa, de preferência em conjunto com o motorista ou se necessário com os batedores da empresa o que costuma acompanhar os transportes executados pela empresa
2º passo - certificar-se da viabilidade geométrica e estrutural do percurso escolhido.
3º passo – levantar os custos com taxas e tarifas. Para fazer isso é necessário mapear as rodovias e determinar se elas são federais, estaduais ou municipais, levantar a legislação própria e entrar em contato com os órgãos para levantar e atualizar valor das taxas e tarifas cobradas..
Regra geral os órgãos com jurisdição sobre a via costumam cobrar as seguintes taxas e tarifas:
- Taxas de expediente, para concessão de AET
- Tarifas de utilização da via (TAP, TUV, TUR)
- Tarifas para remoção de reposição de sinalização e instalações publicas, como redes de energia elétrica, telefonia, TV a cabo, internete e outras,
- Tarifas para acompanhamento de travessias por batedores policiais e/ou de concessionárias de rodovias (paulistas)
- Tarifas sobre as chamadas operações especiais, no sistema Anchieta/Imigrantes