Como é que se define o percurso para o transporte de uma carga com peso e dimensões excedentes

Publicado em
10 de Janeiro de 2021
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Escolhendo, dentre as rotas alternativas, que apresentem viabilidade estrutural e geométrica para o transporte da carga, aquela que garanta:

  • a segurança da carga;
  • o atendimento aos prazos contratuais (Transit Time)
  • represente a menor distância de transporte
  • resulte no menor custo operacional e

e, se possível, no menor custo com taxas e tarifas
Passo a passo para fazer a escolha do percurso:

Antes de começar 

I - certifique-se de estar de posse das dimensões corretas do conjunto transportador (veículo + carga);

II - certifique-se da origem e destino do transporte

1º passo - escolher a rota conhecida ou já utilizada pela empresa, de preferência em conjunto com o motorista ou se necessário com os batedores da empresa o que costuma acompanhar os transportes executados pela empresa

2º passo - certificar-se da viabilidade geométrica e estrutural do percurso escolhido.

3º passo – levantar os custos com taxas e tarifas. Para fazer isso é necessário mapear as rodovias e determinar se elas são federais, estaduais ou municipais, levantar a legislação própria e entrar em contato com os órgãos para levantar e atualizar valor das taxas e tarifas cobradas..

Regra geral os órgãos com jurisdição sobre a via costumam cobrar as seguintes taxas e tarifas:

- Taxas de expediente, para concessão de AET

- Tarifas de utilização da via (TAP, TUV, TUR)

- Tarifas para remoção de reposição de sinalização e instalações publicas, como redes de energia elétrica, telefonia, TV a cabo, internete e outras,

- Tarifas para acompanhamento de travessias por batedores policiais e/ou de concessionárias de rodovias (paulistas)

- Tarifas sobre as chamadas operações especiais, no sistema Anchieta/Imigrantes

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