Antes de começar, tenha em mente o seguinte:
a) Fazer roteirização para transporte de cargas excedentes não obedece às mesmas regras de roteirização de uma carga convencional
b) Na roteirização do transporte de cargas excedentes nem sempre a rota mais curta, mais direta, é a mais adequada e/ou mais econômica
c) Roteirizar transporte de cargas excedentes sem a ajuda de um especialista é sempre um grande desafio, principalmente se a empresa não possui um bom banco de dados ou motoristas muito experientes
d) Uma dica preciosa é sempre dar preferência, na definição do percurso, às rodovias federais, para as quais é mais simples o processo de obtenção de AET e, via de regra, menores os custos com taxas e tarifas
e) Normalmente a principal preocupação é com a altura do conjunto transportador, com as limitações de gabarito vertical das rodovias, em especial em trechos urbanos
f) Mas, não menos importante, dependendo do peso e comprimento do conjunto transportador, é a limitação de capacidade portante de centenas de pontes e viadutos, assim como de rodovias com raios de curvatura muito curtos
g) A AET é exigida tanto em rodovias federais, quanto estaduais e municipais.
h) Por isso antes de definir o percurso é preciso identificar a jurisdição e os requisitos de cada órgão, inclusive concessionárias de rodovias e polícias rodoviárias
i) Cada estado tem regras e regulamentos próprios assim com preços diferentes de taxas e tarifas para concessão de AET, pelo uso da rodovia, remoção de possíveis interferências, assim como para escolta policial, quando necessária
j) No caso de cargas muito complexas (comprimento acima de 30m, largura acima de 5,50m, altura acima de 5,70 e peso acima de 100,00t) para evitar surpresas de última hora e atrasos dispendiosos, é sempre recomendável contratar um EVG ou pelo menos mandar correr a rota
l) se a sua empresa tem pouca experiência com rotierização de cargas excedentes considere a possibiliidade de contratar um provedor especializado desse tipo de serviço
k) Por fim, nunca comece o processo de obtenção de AET sem alguma definição sobre o melhor percurso para seu transporte.