Siga o roteiro abaixo para agilizar o processo de roteirização e definição do percurso
• Definição do Ponto a Ponto: Identifique com precisão o local de origem e destino da carga, preferencialmente usando o CEP.
• Mapeamento dos Caminhos Possíveis: Liste todas as vias e rodovias (federais, estaduais e municipais) envolvidas em cada rota possível, incluindo o início e o fim de cada trecho (quilometragem).
• Consulta: Utilize mapas confiáveis, como Google Maps, e consulte motoristas e batedores experientes.
Identificação de Jurisdições e Requisitos (Quem e o Quê)
É crucial saber quais órgãos regulamentadores estão envolvidos e quais regras se aplicam.
• Identificação de Jurisdições: Para cada rodovia ou trecho, identifique o Órgão com jurisdição ou responsável (DNIT, DER, prefeitura, etc.), se há Concessionária e qual é a Polícia rodoviária responsável (PRF ou PM).
• Levantamento de Requisitos: Verifique as exigências específicas de cada órgão, incluindo limites de peso e dimensões, documentos necessários para AET, tabela de escoltas, programações prévias de travessias, pesagem, TAP/TOP e taxas adicionais.
Avaliação Técnica e Escolha do Trajeto (Viabilidade)
Este ponto envolve a análise da segurança e da viabilidade estrutural do transporte.
• Avaliação do Conjunto e Limitações Estruturais: Analise a altura total do conjunto (atentando para passagens urbanas, viadutos e fiação), e as limitações estruturais das pontes e viadutos (restrições de peso).
• Raios de Curva e Rampas: Verifique os raios de curva e rampas acentuadas.
• Estudos de Viabilidade (EVG/EVE): Se o transporte tiver altura superior a 5,70 m ou PBT superior a 100 t, recomenda-se fazer o EVG (Estudo de Viabilidade Geométrica) e, se necessário, verificar a necessidade de EVE (Estudo Estrutural).
• Escolha do Melhor Percurso: Dê preferência a rodovias federais (devido a menor burocracia e custos) e trechos concessionados em boas condições. Evite rotas com muitas jurisdições diferentes e restrição de altura ou obras.
• Lembre-se de que acima de determinados limites haverá Consultas Prévias Obrigatórias: O DNIT exige consultas prévias obrigatórias à superintendência estaduais e concessionárias para transportes com limites muito grandes (Altura > 5,30 m, Largura > 4,50 m, Comprimento > 30 m, PBT > 100 t).
• Verificações de Restrições: Confirme se há obras em andamento no trecho, feriados e restrições de tráfego (que podem ser prolongados) e se há clima e tráfego intenso na data prevista.
• Regras Estaduais Específicas: Destaque a necessidade de atenção a estados com regras próprias, como São Paulo (maiores exigências e custos) e Ceará (exige AET até para caminhões comuns).
• Dica Prática Essencial: Nunca inicie a solicitação da AET sem antes definir o percurso com base técnica
Publicado em:
Autorizei - Autorizações Especiais de Trânsito