Como analisar os demonstrativos financeiros da sua empresa

Publicado em
02 de Abril de 2013
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Especialista Rodrigo Zeidan explica quais são os pontos que não devem ser deixados de lado

Montagem de óculos com números

 

Como analisar os demonstrativos financeiros da minha empresa?
Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças

A análise de demonstrativos financeiros e contábeis é mais uma arte do que ciência. Muitas empresas, mesmo grandes, costumam ignorar informações relevantes dos demonstrativos financeiros, o que mostra que não existe somente uma forma simples e direta de fazer a análise.

Este não é um problema exclusivo dos pequenos empresários. Uma das principais reclamações em reuniões de conselhos de administração de grandes empresas norte-americanas é a de que os sumários executivos dos indicadores financeiros entregues aos conselheiros são muito extensos, áridos e pouco informativos.

Como as pequenas e médias empresas são menos complexas (mas não menos complicadas), o ideal é se concentrar, em um primeiro momento, em poucos indicadores-chaves de desempenho da empresa.

Uma empresa de comércio deveria, por exemplo, focar em indicadores que fornecessem informações sobre o desempenho do negócio-chave da empresa, como giro do ativo, do estoque, e ciclos econômicos e financeiros.

Uma empresa de serviços, por sua vez, pode usar indicadores ligados à produtividade, como margens bruta e líquida e retorno sobre patrimônio líquido. Em todos os casos, indicadores sobre o fluxo de caixa são necessários, assim como entender o perfil de endividamento.

Nenhuma empresa tem como utilizar de forma eficiente a maioria dos indicadores disponíveis, já que são centenas. Concentre-se em alguns e, ao longo do tempo, ajuste-os para não cair na armadilha de dar foco permanente a poucos indicadores – afinal a empresa é um organismo que evolui e, portanto, a análise financeira deve seguir esses passos.

 

Rodrigo Zeidan é especialista em finanças e professor da Fundação Dom CabralEnvie suas dúvidas com a palavra finanças no assunto da mensagem para[email protected]
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