Com investimentos em TI empresa faz gestão completa da encomenda

Publicado em
27 de Agosto de 2013
compartilhe em:

Na interface intitulada Portal do Cliente é possível verificar níveis de desempenho, atuar em casos de não conformidades e obter comprovantes de entregas digitalizados

Permitir aos clientes gerenciar o caminho das encomendas, desde a coleta até a entrega, é um dos benefícios do sistema de gestão operacional desenvolvido pela JadLog, uma das maiores empresas nacionais de transportes e logística de cargas expressas fracionadas. O desenvolvimento do novo sistema se insere nos investimentos de R$ 2,4 milhões realizados anualmente pela JadLog na área interna de TI (Tecnologia da Informação).

Considerando a importância da rastreabilidade, para informar o local exato de um bem em uma cadeia logística, e utilizando as ferramentas de TI, a JadLog desenvolveu este sistema próprio de gestão operacional, financeiro e logístico, que permite o acesso a todas as informações sobre as emissões das encomendas.

A JadLog disponibiliza ao cliente uma interface intitulada Portal do Cliente, de onde é possível verificar os níveis de performance, atuar em casos de não conformidades e obter os comprovantes de entregas digitalizados, bem como receber as informações de entregas e coletas on line, em tempo real.

“Com a evolução da tecnologia, de hardware e de software, houve uma contribuição muito grande da tecnologia da informação para o setor de transporte, pois possibilitou o uso de novas ferramentas para um maior controle nos processos e a possibilidade de gerar novos negócios”, explica o diretor de TI da JadLog, Orlando Jang. “Esses avanços colaboraram ainda para uma significativa redução de não conformidades e, por consequência, uma maior eficiência da empresa nas coletas e entregas de mercadorias”, explica.

Segundo Jang, atualmente, a informação exata é um item imprescindível em toda a cadeia logística, para a gestão eficiente, melhoria de processos, redução de custos, transit-time e para prover o cliente com notícias rápidas e precisas.

Assim, com a enorme capilaridade da JadLog - por meio das mais de 480 franquias espalhadas pelo País -, levar rapidamente todos os dados para o cliente torna o tráfego de informações um grande diferencial da empresa.

Para agilizar esse fluxo, a empresa utiliza um aplicativo para smartphones, chamado Baixa on Time, por meio do qual é possível enviar e receber as informações de entregas e coletas online, que são disponibilizadas para o cliente em tempo real.

Desta forma, a JadLog atua com um sistema que trabalha a informação com agilidade, acesso fácil e rápido, e oferece interface de gestão para os serviços contratados, além de permitir a integração com as plataformas do cliente.

“Disponibilizamos diversos meios de integração com os sistemas dos clientes, minimizando investimentos por parte dos mesmos e agilizando o início da prestação dos serviços da JadLog. Por isso, a área de TI participa ativamente das negociações e prospecção de novos clientes, na criação de novos serviços, produtos e no plano estratégico da empresa”, explica .

Todo o sistema está baseado em diversos servidores em Data Center próprio, na matriz, em São Paulo, e há redundância de dados na nuvem, em um Data Center em Barueri, na Grande São Paulo.

Comparado com as gigantes mundiais de transportes, o sistema próprio da JadLog está no mesmo nível de qualidade e funcionalidade. O foco, contudo, não é utilizar exclusivamente as últimas tecnologias ou as mais avançadas, mas sim fazer o uso consciente da TI em prol das necessidades dos clientes.

Uma equipe dedicada de analistas é responsável pela prevenção e manutenção do sistema. São oito programadores e seis analistas no Service Desk, cujo objetivo é prover aos usuários um SPOC (Single Point Of Contact), ou um ponto único de contato, que é vital para a comunicação efetiva entre os clientes e as equipes de TI da JadLog.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.