Com destaque para o Rio de Janeiro, Deugro expande seus negócios

Publicado em
10 de Junho de 2013
compartilhe em:

Especializada em movimentação de cargas de projeto, a empresa alemã Deugro (Fone: 11 3074.1799) está crescendo no mercado logístico nacional. Há pouco tempo no Brasil, a companhia já possui contratos firmados, sobretudo no Rio de Janeiro, RJ, para cargas superdimensionadas, que consideram peso, volume, valor, dificuldade e tempo de deslocamento da peça. A escassez de companhias especializadas neste tipo de transporte tem colaborado para o crescimento da carteira de clientes da Deugro.

Na América do Sul, a Deugro Brasil já atendeu cerca de 750 empresas, de pequeno, médio e grande porte. A maioria dos trabalhos está focado nos produtos vindos do exterior e entregues nos portos brasileiros. De Manaus, AM, a Rio Grande, RS, passando pelos portos do Nordeste e do Sudeste, a empresa trabalha com cargas de nove setores: energia (termoelétrica, nuclear, hidroelétrica, eólica, transmissão e solar), petróleo e gás, infraestrutura (máquinas e equipamentos pesados), transporte (metrôs, trens metropolitanos e locomotivas), papel e celulose, mineração e siderurgia, indústria naval, logística industrial (expansão e novas plantas) e trading companies.

A Deugro está presente em mais de 80 países e chegou ao Brasil em 2008, fruto da parceria da Deugro mundial com a empresária brasileira Karin Mickenhagen, hoje sócia-diretora da companhia. Atualmente, a unidade brasileira representa uma das dez maiores operações da multinacional no mundo. Além do Brasil, a Deugro também está presente no Peru e no Chile, este último com a escolha de um novo CEO, no mercado latino.

Por aqui, a maioria dos negócios da Deugro está focada no Rio de Janeiro, principalmente com as grandes obras visando à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O Megatatuzão foi uma das cargas superdimensionadas que a empresa levou à capital fluminense recentemente. De acordo com Karen, a cidade apresenta as condições ideais de crescimento para a Deugro. “Devido ao potencial de crescimento em relação ao restante do Brasil, o Rio de Janeiro concentra 40% de todos os nossos negócios no Brasil”, revela a executiva. Além do Megatatuzão, a Deugro movimentou nos últimos meses algumas peças complexas para o segmento de petróleo e gás e um conversor de amônia, de 860 toneladas, no Estado do Rio de Janeiro.

Os investimentos da empresa para expandir os negócios não estão restritos à estrutura e tecnologia. O departamento de pessoal e as parcerias também são destacados pela sócia-diretora da Deugro. “Fizemos investimentos em inteligência, ativos e internos, criamos setores e trouxemos mão de obra especializada, gente de Singapura, da indústria, por exemplo. Ministramos cursos ‘dentro de casa’ e aumentamos nosso quadro de funcionários para continuar crescendo”, destaca Karen.

Ela também ressalta que nem sempre a carga superdimensionada é a parte mais difícil da operação. Em certos momentos, a sincronia da operação com os parceiros torna-se um processo bastante trabalhoso. “É importante estarmos todos orientados e de acordo com o mesmo objetivo. Até criamos uma espécie de cartilha para alcançar esse equilíbrio, que é fundamental”, complementa.

Atualmente, a movimentação de cargas da Deugro também está diretamente ligada aos projetos de óleo e gás no Amazonas, mineração em Minas Gerais, fertilizantes no Mato Grosso do Sul e à construção de usinas termoelétricas no Maranhão e no Rio de Janeiro assim como ao Superporto do Açu.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.