Com a falta de pneus cresce a importância da reforma

Publicado em
10 de Agosto de 2010
compartilhe em:

Setor de transportes, que já dependia da reforma de pneus para reduzir custos, agora precisa do serviço para, literalmente, continuar andando.

Para o setor de transportes, os pneus são muito mais do que os componentes responsáveis pelo contato do veiculo com o pavimento, pela manutenção da trajetória nas retas e curvas e pela frenagem nas mais diversas condições.

Significam o segundo maior custo dos transportadores de carga, atrás somente do combustível. Ou seja a reforma dos pneus, além de sua inegável importância ambiental, contribui para o desempenho do setor. Afinal, pneus reformados são mais baratos e reúnem as mesmas características de segurança e desempenho dos novos. Para se ter uma idéia, o custo do quilometro rodado pode ser reduzido em mais de 50% com o uso dos pneus reformados.

Mas, hoje, além das questões ambientais e de redução dos custos, a reforma é uma importante aliada também para que o setor de transportes não sofra com a falta de pneus que atingiu o mercado brasileiro.

Só no primeiro semestre deste ano, a venda de caminhões cresceu mais de 50%. Como o atendimento às montadoras tem prioridade em relação ao mercado de reposição, a escassez de pneus atinge transportadores de todo o Brasil.

IMPORTÂNCIA AMBIENTAL

Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis.  Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo.  Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado "ouro preto".

O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.