Colheita da safra 14/15 de soja tem atraso de 25% em MS frente a 13/14

Publicado em
26 de Fevereiro de 2015
compartilhe em:

Levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul (Siga-MS), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS), aponta que até o dia 20 de fevereiro, cerca de 1,024 milhão de hectares, de um total de 2,300 milhões de hectares, cultivados com a oleaginosa no território sul-mato-grossense haviam sido colhidos.

A área colhida, conforme o Siga-MS, representa 44,5% do total cultivado na safra 2014/2015 e revela um atraso de 25,5% quando comparada com a colheita da safra 2013/2014. Neste mesmo período do ciclo anterior, as máquinas já haviam retirado os grãos de 70% das lavouras cultivadas no estado.

A colheita sofre atrasos principalmente em razão do adiamento na janela de plantio da oleaginosa entre setembro e outubro de 2014, provocado por um período de forte estiagem nas principais regiões produtoras de Mato Grosso do Sul.

Em relação a safra atual, o sistema da Aprosoja/MS aponta que o trabalho esta mais adiantado nas regiões sudoeste e sudeste do estado, onde a média de áreas colhidas é de 51,4%. O município em que o trabalho esta mais adiantado é Aral Moreira, com 70%, e o que esta mais atrasado é Rio Brilhante, com 40%.

Em contrapartida, a colheita segue em ritmo mais lento nas regiões central e norte de Mato Grosso do Sul, onde a média é de 38,1% de áreas colhidas. Nestas regiões, os municípios de Nova Alvorada do Sul e de Chapadão do Sul já colheram metade da áreas plantadas e são os que estão com o procedimento mais acelerado, enquanto que Jaraguari, com 25%, é o que esta mais atrasado.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.