Código de barras é o RG da cadeia logística, por João Carlos de Oliveira*

Publicado em
19 de Abril de 2012
compartilhe em:

São mais de 6 bilhões de leituras por dia do código de barras de identificação de produtos mais usado no mundo. O alto índice de adoção do código de barras da GS1 é resultado da padronização global, responsável por tornar muito mais eficientes os processos logísticos das cadeias de abastecimento e suprimentos em todo o mundo.

O Sistema de Identificação único e global da GS1 é aplicado em mais de 20 segmentos do mercado, desde produtos de consumo, logística e transporte até segmentos mais específicos, como saúde e defesa.

Com objetivo de proporcionar uma linguagem comum entre parceiros comerciais, o código traz incontáveis benefícios aos consumidores e à gestão das empresas.

Cada produto tem seu código único, que o acompanha em qualquer lugar. Sem código de barras, identificação e processos logísticos adequados, fabricantes, distribuidores e varejistas perdem eficiência e os produtos ficam sem identidade.

No Sistema GS1, o Global Trade Item Number (GTIN) é o código global de oito, doze ou treze dígitos atribuído a produtos, que tem papel relevante para a eficiência da logística. O código de barras impresso nas embalagens carrega o GTIN e pode conter outras informações.

A relevância do GTIN e do código de barras é tanta, que até o Ministério da Fazenda determinou que a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tenha um campo destinado ao preenchimento do código. Mais de 55 mil empresas adotaram o Sistema GS1 como padrão nos 28 anos de trabalho da GS1 no Brasil.

Essas normas contribuem para maior segurança, agilidade e rastreabilidade nas entregas de produtos. Toda a sociedade ganha com isso. No caso de alimentos e remédios, o controle passa a ser mais rígido.

A possibilidade de fraude, desvio ou falsificação de remédios é reduzida consideravelmente, já que nossos padrões permitem rastreá-los na cadeia de suprimentos.

* Presidente da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.