Cobrança de tarifa na BR-116 começa na terça-feira

Publicado em
06 de Dezembro de 2010
compartilhe em:

Se o usuário estiver sem dinheiro para pagar a tarifa ele fica retido? Como saber que tarifa devo pagar em caso de caminhão com mais de dois eixos? Posso pagar de outra forma, senão  em dinheiro?

Estas são algumas das inúmeras dúvidas que surgem entre os motoristas antes da ativação das cinco praças de pedágio, a partir da zero hora de terça-feira, 7, da divisa de Minas com a Bahia até Feira de Santana, ao longo da BR-116 (Rio - Bahia).

A cobrança é autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) e estão isentos apenas veículos oficiais devidamente identificados, conforme Deliberação nº 3.606 do mesmo órgão, publicada no Diário Oficial da União de 26 de novembro de 2010.

As praças estão instaladas nos municípios de Rafael Jambeiro, Brejões/Nova Itarana, Jequié, Planalto e Vitória da Conquista, separadas 100 km uma da outra. A menor tarifa - das 12 a serem cobradas por praça - é de R$ 1,40 para motocicletas, motonetas e bicicleta-moto. A maior, de R$ 24,90, é para caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque de nove eixos.

Para dirimir dúvidas e auxiliar o usuário com informações sobre o serviço, a ViaBahia, concessionária que administrará a rodovia por 25 anos, distribui folhetos. "Caso o usuário não tenha como pagar a tarifa no ato, ele assina um documento reconhecendo a dívida e se compromete a quitar o débito em até 48 horas", explica a atendente Regina Santos.

Para quitar a tarifa no ato, sem apresentar dinheiro em espécie, pode se valer do cupom de pedágio, geralmente cedido pelas empresas de transporte e cargas, ou o Via Fácil. Este último, esclarece o agente José Luiz Alves, consiste num sensor, instalado numa das pistas do pedágio, que faz a leitura de outro dispositivo no veículo pré-cadastrado. "Todos os dados do veículo são lidos e ele é liberado automaticamente, com a fatura para pagamento bancário emitida posteriormente".

Esse serviço, explorado por uma empresa terceirizada, recebeu o aval de usuários. "Facilita nossa vida, evitando desperdício de tempo nas paradas, já que nós temos prazos a cumprir e cada segundo é precioso", opina o motorista Renato Nunes Dutra.

A assessoria da concessionária informou que, além desses serviços, também disponibilizará outros, como combate a incêndios e apreensão de animais. Os serviços mecânicos e médicos podem ser acionados pelo 0800-6000-116. Parte da tarifa arrecadada no pedágio por meio do Imposto Sobre Serviço (ISS) será repassada aos municípios ao longo do trecho atendido.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.