A CNT (Confederação Nacional do Transporte) acaba de publicar um estudo sobre logística urbana. O trabalho, intitulado “Logística Urbana: Restrições aos Caminhões?” apresenta o atual panorama das restrições à circulação de caminhões e às operações de carga e descarga no país. O levantamento abrange um total de sete Regiões Metropolitanas, incluindo São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Recife (PE) e Manaus (AM).
O estudo leva em conta uma pesquisa feito nesses municípios, envolvendo as legislações que regem a circulação de caminhões e operações de carga e descarga. São apresentadas, ainda, considerações de representantes dos transportadores de cargas sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e indicações de soluções para o setor de distribuição de mercadorias em meio urbano.
Segundo a CNT, a rápida urbanização e a complexidade das demandas de consumo da sociedade impõem desafios diários ao trânsito e ao abastecimento das grandes cidades brasileiras. Nesse cenário, transportadores, gestores públicos e empresários lidam com variados graus de dificuldade para equacionar o transporte de cargas em centros urbanos. Motivo pelo qual é preciso compatibilizar as demandas do comércio e do setor de serviços com a variedade e o volume crescente do consumo da população e, ainda, com a necessidade de melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzindo os congestionamentos e a poluição ambiental.
Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.