A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo publicou nessa terça-feira (10) o calendário 2012 para a inspeção veicular ambiental na cidade. A determinação é que os motoristas sigam a agenda, mesmo com a decisão do Tribunal de Justiça para que a prefeitura rompa o contrato com a empresa Controlar e realize nova licitação.
Os motoristas devem fazer o agendamento pelo site controlar.com.br, imprimir o boleto, efetuar o pagamento nos bancos conveniados, esperar o prazo de compensação bancária, de 72h, entrar novamente no site e marcar a inspeção.
Os caminhões com placa final 1 e 2 poderão fazer o agendamento a partir do dia 4 de junho, sendo que a inspeção ocorrerá entre os dias 3 de julho e 30 de setembro (confira tabela).
Já os carros, motos e ônibus com placa final 1 já podem fazer o agendamento desde o dia 2 de janeiro. Para esses casos, a inspeção está prevista para acontecer entre os dias 1º de fevereiro e 30 de abril, conforme o estipulado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
A tarifa deste ano teve redução de 28,4%, passando de R$ 61,98 para R$ 44,36, após estudo de reequilíbrio econômico-financeiro realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2011. Porém, a Controlar disse que vai recorrer da decisão por classificá-la como ilegal.
Quem ainda não fez a inspeção veicular exercício 2011, poderá gerar o boleto no site da Controlar até 24 de janeiro de 2012 e, após período de compensação bancária do pagamento, realizar o agendamento, conforme disponibilidade de vagas, até o dia 31 do mesmo mês. Após essa data, o motorista precisará pagar a tarifa de inspeção deste ano, de R$ 44,36, mais o desbloqueio da inspeção 2011 do veículo, de R$ 46,40.
De acordo com a Controlar, os carros que não fizeram ou não foram aprovados na inspeção do ano passado estão com o licenciamento bloqueado. A multa para quem é flagrado sem inspeção é de R$ 550. Desde 6 de dezembro de 2010, 193 radares fiscalizam veículos que não passaram pela inspeção.
Caminhões
Final da placa | Início do agendamento | Prazo da inspeção (início – término) | Prazo limite de licenciamento |
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1 e 2 | 4/jun | 3/jul – 30/set | set/2012 |
3, 4 e 5 | 4/jul | 3/ago – 31/out | out/2012 |
6, 7 e 8 | 3/ago | 3/set – 30/nov | nov/2012 |
9 e 0 | 3/set | 2/out – 31/dez | dez/2012 |
Ciclo Otto (automóveis e motociclos), diesel leve e ônibus
Final da placa | Início do agendamento | Prazo da inspeção (início – término) | Prazo limite de licenciamento |
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1 | 2/jan | 1/fev – 30/abr | abr/2012 |
2 | 2/fev | 3/mar – 31/mai | mai/2012 |
3 | 3/mar | 2/abr – 30/jun | jun/2012 |
4 | 3/abr | 3/mai – 31/jul | jul/2012 |
5 e 6 | 3/mai | 4/jun – 31/ago | ago/2012 |
7 | 4/jun | 3/jul – 30/set | set/2012 |
8 | 4/jul | 3/ago – 31/out | out/2012 |
9 | 3/ago | 3/set – 30/nov | nov/2012 |
0 | 3/set | 3/out – 31/dez | dez/2012 |
Aerton Guimarães
Agência CNT de Notícias