Chuva interdita 11 trechos em estradas do Paraná

Publicado em
22 de Junho de 2012
compartilhe em:

A chuva que afetou 62,6 mil pessoas em 23 cidades do Paraná (segundo dados atualizados pela Defesa Civil Estadual) causa transtornos também para quem precisa viajar de carro, ônibus ou caminhão por rodovias das regiões do Norte e Norte Pioneiro. Nove estradas estaduais estão bloqueadas em 11 pontos devido a deslizamentos ou inundações na pista, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Ainda de acordo com a polícia, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está providenciando os reparos para liberar as pistas afetadas.

A PR-458, entre os municípios de Flórida e Atalaia, está interrompida desde a madrugada de ontem por causa do transbordamento do Rio Pirapó. De acordo com a PRE, não há previsão para a liberação da pista.

Na PR-431 um dique se rompeu no quilômetro (km) 49, entre Cambará e Jacarezinho. Na mesma região, o Rio das Cinzas alagou, interrompendo o tráfego na PR-439, entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal. Na PR-151, há dois pontos de interdição (veja infográfico abaixo), ambos os bloqueios foram provocados por quedas de barreira.

Na PR-450, um alagamento provocou a interdição da estrada entre Porecatu e Centenário do Sul. A PR-090 também foi bloqueada pelo transbordamento do Lago Cabrobó, entre Londrina e Sertanópolis.

Na Região Noroeste, a PR-650 tem um ponto de interdição no km 18, entre São Pedro e Godoy Moreira, por causa de alagamento de pista. Outro bloqueio na região ocorre na PR-542, entre Santo Inácio e Santa Inês. Entre Santá e Guaraci, o Rio Bandeirantes transbordou, bloqueando um ponto da PR-458.

Outra estrada interditada é a PR-092, que está bloqueada no km 84, entre Cerro Azul e Doutor Ulisses, na Região Metropolitana de Curitiba.

Paraná terá inverno típico - O inverno – que começou oficialmente na quarta-feira – nem bem chegou e o fim de semana já deve ser de frio intenso. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as temperaturas começam a despencar hoje, apesar de o sol aparecer entre nuvens. No Sul do estado, a marca dos termômetros pode chegar perto de zero. Em Curitiba, as temperaturas devem ficar em torno de 5ºC. Mesmo regiões menos frias, como Londrina, no Norte do estado, devem sofrer com os rigores do inverno, com temperaturas caindo a 9ºC. “Todo o Paraná vai sentir o ar mais seco, que traz mais frio para todas as regiões”, disse a meteorologista Sheila Paz.

A previsão do Simepar para a estação informa que o estado terá um inverno típico, com temperaturas baixas, pouca umidade, menor volume de chuvas em comparação a outras estações e possibilidade de geadas. As precipitações devem ser bem distribuídas e ocorrer em um volume menor ao registrado em outros períodos do ano. Nos dois primeiros meses do inverno, em praticamente todo o estado, o volume de chuva não deve passar dos 100 milímetros. Em agosto, pode chover um pouco mais, mas sempre dentro das médias históricas.

Mau tempo dá uma trégua - A chuva deu uma trégua em Londrina e permitiu que a água escoasse, resolvendo parte dos problemas causados pela intensa precipitação de segunda e terça-feira. Cinco pontos da cidade que ficaram interditados por alagamentos foram liberados ontem. Outros três pontos, que sofreram estragos maiores, continuam bloqueados. Entre eles, o entorno da barragem do Lago Igapó.

Em Bandeirantes e Jataizinho, duas das cidades mais afetadas pela chuva, a situação também se estabilizou ontem. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Jataizinho, Dorival Duarte, os cerca de 250 desabrigados conseguiram retornar para casa.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.