China constrói duas turbinas eólicas por hora, o dobro dos EUA

Publicado em
21 de Setembro de 2016
compartilhe em:

Mas por excesso de oferta, usinas passam 15% do tempo desligadas

Avanço na instalação de usinas de energias renováveis na China é sem precedentes 

Líder global de poluição, a China está investindo pesado para a redução nas emissões de gases estufa. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a indústria de energia eólica sofreu um boom nos últimos anos, e o país constrói duas turbinas por hora. Hoje, a China possui o maior programa de instalação de turbinas, o dobro do segundo colocado, os EUA.

Todo o aumento na demanda anual de energia está sendo suportado pela energia eólica, contudo, alerta a AIE, o país possui tanta capacidade instalada para a geração de energia por carvão que suas turbinas eólicas passam 15% do tempo desligadas, pois as usinas a carvão possuem prioridade no acesso à rede elétrica.

— A declaração aparentemente positiva na energia eólica esconde a questão que em 2015 e no primeiro semestre de 2016 o país também viu recorde de novas instalação de carvão — disse um porta-voz da AIE à BBC. — A China agora tem um claro excesso de oferta. Na província de Gansu, 39% da energia eólica teve que ser reduzida.

Na Europa, as fazendas eólicas são forçadas a interromper a geração entre 1% e 2% do tempo.

— A posição da China é claramente insustentável. Ela vai precisar de fortes decisões politicas, incluindo a construção de mais linhas de transmissão e uma política de encerrar gradativamente as usinas de carvão antigas e ineficientes — disse o porta-voz da AIE.

De acordo com a mídia estatal chinesa, o governo planeja impor uma moratória para a construção de novas usinas a carvão até 2018. De acordo com os números da AIE, a China instalou mais de 30.000 MW de usinas eólicas em 2015.

— A construção da capacidade chinesa em energia eólica, e agora solar, é verdadeiramente sem paralelos — disse Steve Sawyer, do Global Wind Energy Council. — Não é surpresa que a capacidade da rede para integrar a energia renovável não tenha progredido no mesmo ritmo, mas para mudar essa situação, o país precisa avançar rapidamente com a reforma do mercado de eletricidade.

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/china-constroi-duas-turbinas-eolicas-por-hora-dobro-dos-eua-20142732#ixzz4Kt4tcWd3
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.