CET implementa hoje proibição "branca" de caminhões na marginal Pinheiros; multas só em 30 dias

Publicado em
02 de Agosto de 2010
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Proibidos de circular na Bandeirantes, caminhoneiros reclamam de falta de segurança e más condições no Rodoanel

A partir desta segunda-feira (2), começa o período de adaptação para que os caminhões deixem de circular durante o período diurno nas pistas da marginal Pinheiros e nas avenidas Bandeirantes e Roberto Marinho.

Nos próximos dias, faixas informativas serão instaladas nas vias orientando os motoristas sobre as novas regras, que começarão a valer realmente em 30 dias, quando os infratores passarão a ser multados (R$ 85,12 e quatro pontos na carteira). A ideia é que tais veículos passem a utilizar o trecho sul do Rodoanel para atravessar a capital paulista.

O prazo foi estabelecido, inclusive, para que as placas sobre a proibição fiquem prontas e possam ser instaladas na via. A decisão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desautoriza  o trânsito de caminhões de segunda-feira a sexta-feira, entre as 5 horas e 21 horas. Na pista expressa da marginal Tietê, o tráfego de motos também será proibido -mas as multas devem começar de fato em 15 dias.

De acordo com a prefeitura, com as restrições, haverá maior liberdade para a circulação dos chamados Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões que têm até 6,3 metros de comprimento e que podem levar mais de 4 toneladas de carga.

Até então, tais veículos -cerca de 7.000 no município- deveriam obedecer um rodízio específico, em que carros com placas de final par só podem transitar em dias pares e ímar. A partir de hoje, os VUCs ficam livres dessa restrição especial e passam a obedecer somente os horários das 10h às 16h e das 21h às 5h, únicos períodos em que poderão circular pelo chamado centro expandido durante a semana.

Repercussão
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) diz que "recebeu com alegria a notícia de que o VUC não terá mais que obedecer ao rodízio especial de placa par e placa ímpar para circular na Zona de Máxima Restrição à Circulação de São Paulo".

Em contrapartida, a entidade afirma que o aumento das vias restritas a circulação dos caminhões foi recebido com surpresa pela entidade. Segundo o Setcesp, "o uso do trecho sul do Rodoanel para o tráfego de passagem é o mais adequado, mas a via apresenta problemas de falta de segurança, com trechos longos sem sinal de celular, vital para o bom funcionamento dos sistemas de rastreamento dos caminhões".

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