CESVI BRASIL identifica a disponibilidade de ABS no mercado

Publicado em
19 de Julho de 2010
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Anualmente o CESVI BRASIL (Centro de Estudos Automotivos) realiza um levantamento sobre a disponibilidade do sistema ABS (antibloqueio de frenagem) nos veículos novos comercializados no País. Esse mapeamento possibilita que o consumidor tenha informações para a escolha do carro novo como identificar as vantagens de contar com sistemas de segurança que podem evitar um acidente grave; comparar valores e benefícios de cada veículo.

A pesquisa aponta se os veículos possuem esse item de série, como opcional, ou ainda não apresentam esse dispositivo. Além do ABS, o levantamento apontou os modelos que também dispõem do sistema EPS (sistema eletrônico de estabilidade), e ainda realizou um comparativo da presença desses itens no mercado brasileiro e argentino.

No ano passado, a Resolução 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu a obrigatoriedade do ABS em veículos saídos de fábrica, nacionais e importados. As montadoras devem obedecer um cronograma de instalação gradativa nos veículos para que até 1º de janeiro de 2014 todos saiam fábrica com o sistema.

Os dados recentes da pesquisa referentes aos veículos nacionais e do Mercosul evidenciam a continuidade da evolução do mercado em relação à oferta de ABS desde 2007, ano da primeira edição do levantamento. As versões com o sistema não disponível tiveram uma redução de 13% em comparação à primeira edição do estudo. Nos resultados por categoria, houve um aumento de cerca de 9% na oferta do equipamento como item opcional em carros populares (hatches compactos) em relação a 2009, portanto em 2010 corresponde a 44% dos veículos, e 10% aos ofertados de série. 

Nos resultados gerais, as versões com o sistema não disponível tiveram uma queda de 13%. Entretanto, em 2010 a disponibilidade do sistema em veículos de série teve redução em relação a 2009, de 39% passou para 37%. Já a oferta do ABS como item opcional teve um aumento de 8% em relação ao ano anterior, atingindo 31%.

Na categoria dos hatches médios, a pesquisa registrou o aumento de 10% no número de versões que disponibilizam o ABS como item de série desde o primeiro ano do levantamento. Na edição de 2010 do levantamento, 62% dos hatches médios apresentam o sistema de série.

Em relação ao sedan médio, desde 2007 essa categoria apresentava evolução na oferta do ABS em veículos de série. Em 2010, a pesquisa registrou a disponibilidade em 84% desses veículos, porém a queda de 7% em comparação a 2009. Alguns modelos que dispunham do item de série passaram a oferecê-los como opcional. A pesquisa também constatou o aparecimento de modelos com o dispositivo EPS embarcado de série em determinadas versões.

Comparativo com a Argentina

Em 2010, o mercado brasileiro continua atrás do argentino em relação à disponibilidade do ABS. Na combinação de veículos nacionais e importados, a pesquisa registrou que 73% dos veículos comercializados na Argentina disponibilizam o sistema em veículos de série, enquanto no Brasil o percentual é de 64%. Entretanto, como item opcional, o ABS é oferecido na Argentina em 6% dos veículos, enquanto no Brasil essa parcela corresponde a 18%.

Na comparação do número de veículos que não disponibilizam o ABS, foi constatada uma melhoria gradativa no mercado brasileiro, que passou a oferecer mais versões. Já no mercado argentino, verificou-se uma estagnação do número de veículos que não dispõem do sistema.

Sobre os sistemas de segurança

O sistema ABS é um componente de segurança ativa que garante maior segurança em situações de emergência - impede o bloqueio das rodas durante a frenagem, permitindo que o veículo continue manobrável e o motorista possa desviar de obstáculos mesmo durante uma frenagem total.

Dependendo das condições de atrito da pista, se o veículo não tiver o sistema de antitravamento, um breve acionamento do pedal de freio pode ser suficiente para bloquear as rodas. Nesse caso, o veículo não reage mais aos movimentos do motorista ao volante. O sistema ABS mantém dirigibilidade do veículo, permitindo que se desvie de um obstáculo mesmo numa frenagem de pânico.

Já o EPS é um sistema que realiza o controle de estabilidade direcional do veículo em curvas muito rápidas e desvios bruscos. É composto pelas funções ABS e TCS (sistema de controle de tração).

Como usar o ABS

Em frenagens de emergência, pressione o pedal do freio e mantenha a pressão sobre ele com máxima força. A unidade eletrônica do ABS atuará para que as rodas não travem, mantendo a dirigibilidade durante a frenagem.

Nessas frenagens fortes, um tremor no pedal é característico do ABS, pois a ação do sistema provoca uma rápida variação da pressão nos freios para que as rodas não travem. Muitos motoristas aliviam a pressão no pedal ao sentirem o tremor, mas é um procedimento errado. O correto é manter a pressão até que se atinja a velocidade adequada para o desvio do obstáculo, com segurança, ou a parada total do veículo.

Confira os veículos que dispõem do ABS e EPS em: http://www.cesvibrasil.com.br/images/pesquisa/pdf/ABS_2010.pdf

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