Certificação acreditada ganha espaço no mercado

Publicado em
18 de Março de 2015
compartilhe em:

 

Certificação de terceira parte desenvolvida pela aliança estratégica entre a Sobratema e a Abendi vem sendo reconhecida pelo mercado

Fonte: Assessoria de Imprensa

As grandes corporações brasileiras que atuam no segmento de infraestrutura estão constantemente em busca de melhores práticas para aumentar a segurança e a produtividade em sua operação.

A capacitação, qualificação e treinamento de funcionários são considerados um importante investimento para alcançar esse objetivo e, por esse motivo, parte dessas empresas começaram a exigir que os profissionais tenham um nível de certificação.

Para Wilson de Mello Jr., diretor de Formação e Certificação da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, essa exigência está se expandindo entre as grandes corporações e, em um futuro próximo, se tornará uma prática do mercado.

“Isso ocorre porque elas estão atentas ao problema de segurança e ao risco de um acidente, que traz muitos prejuízos econômicos, sociais e mercadológicos para a empresa”, explica.

 

Nesse sentido, a certificação acreditada desenvolvida pela aliança estratégica entre a Sobratema e a Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção vem ganhando, cada vez mais, espaço no mercado.

“Já estamos percebendo um maior envolvimento dos profissionais, em decorrência da exigência dessas grandes corporações e dos benefícios que a certificação traz para as empresas e pessoas”, conta Mello Jr.

Até o final de fevereiro, cerca de 60 profissionais estavam em processo de certificação ou certificados para as funções de Rigger, Supervisor de Rigging e Sinaleiro Amarrador.

A partir de março, foi disponibilizada a certificação para operadores de grua, de guindaste móvel, de guindauto e de ponte rolante e pórtico. E, com isso, a expectativa das duas entidades é que haja uma procura, ainda maior, pelo processo de certificação.

Vamos abrir, ainda neste semestre, a certificação para os equipamentos de Linha Amarela – escavadeiras, tratores de esteira, motoniveladoras, pás carregadeiras, rolos compactadores e retroescavadeiras e está em estudo a certificação para os operadores de guindastes offshore, que são os profissionais que ficam nas plataformas de extração de petróleo”, adianta Mello Jr.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.