Catracas automáticas estão sendo reguladas como se fossem as antigas catracas manuais

Publicado em
10 de Fevereiro de 2016
compartilhe em:

Os veículos de carga (caminhões e carretas) saem de fábrica desde 2014 com “ajustadores automáticos” dos freios: as famosas catracas automáticas.

Esse item é obrigatório porque com ABS a partir de 2014, os freios passaram a atender a NBR 10966. E nessa norma é exigida a utilização de catracas automáticas.

De fato representam um avanço importante na segurança dos veículos de carga.
Quem se lembra dos automóveis antigos, cujo freio era regulado colocando-se uma chave dentro da roda para girar uma “catraquinha”? Pois as carretas até 2013 precisavam ter os freios ajustados dessa forma manual: “encostava a lona e voltava 15min”!!. Mas, se o motorista esquecesse acabava ficando com eficiência baixa ou até sem freios.

Quem precisa regular o freio dos automóveis novos? Ninguém. Porque regulam-se de forma automática. Assim também as carretas e caminhões novos.
Ou seja: as catracas automáticas controlam a distância entre a lona e o tambor, e se ajustam automaticamente quando a folga aumenta naturalmente pelo desgaste, mantendo a eficiência do sistema.

Mas você sabe a diferença entre elas?

CATRACA MANUAL                     CATRACAS AUTOMÁTICAS

Pois muitos caminhoneiros não sabem!!.

E continuam regulando (ou tentando regular) as catracas automáticas de forma manual. Muitos trazem até uma chave de fenda para liberar o mecanismo e encostar manualmente as lonas.

Esse processo pode danificar as catracas e até mesmo manter as lonas demasiadamente encostadas no tambor, chegando a incendiar o veículo.

Alguns outros, em função dos erros de operação, estão substituindo as catracas automáticas pelas antigas manuais (mais baratas), mas descumprindo a lei e reduzindo a segurança do conjunto.

Pessoal: catraca automática NÃO pode ser regulada como se fosse catraca manual.
Uma vez instalada de forma correta, e com manutenção em dia, elas funcionam perfeitamente.

A manutenção é fundamental para o seu bom funcionamento: lubrificação correta, fixação e ausência de folga mantém o bom funcionamento. Se o freio perder eficiência: não adianta regular manualmente a catraca automática. Leve o veículo em uma oficina especializada que eles saberão corrigir o problema.

E tem outro mito ainda correndo pelas estradas: que para regular catracas automáticas é necessário dar uma ré no veículo e pisar no freio três vezes. Isso é MITO. A catraca automática regula-se “automaticamente” como o próprio nome diz.

Muita atenção!

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.