Prezados senhores,
Em um país, com as péssimas condições da infraestrutura logística, como o Brasil, a AET só não pode ser uma coisa: apenas mais um obstáculo para quem precisa transportar cargas com peso e/ou dimensões anormais
Por isso, há algumas coisas que os senhores precisam saber:
- Caminhão roda de domingo a domingo;
- Caminhão não emenda feriadão;
- Caminhão para poder pagar as contas precisa trabalhar até 11 horas por dia, pelo menos 25 dias por mês;
- Contratante de frete não paga tempo de caminhão parado esperando AET;
- Empresa nenhuma contrata frete e está disposta a esperar 30 dias, como quer o DAER/RS; 20 dias, como quer a SEINFRA/Bahia, ou sequer 1 dia como querem os DERs de SP, PR, MG e outros, para concessão de uma AET;
- Caminhoneiro não tem tempo para ficar preenchendo formulário com perguntas como qual a cor do seu caminhão (acordem: Essas informações constam do CRLV!);
- Caminhoneiro não tem computador no caminhão, nem tempo sobrando para ficar preenchendo formulário com informações que já estão à disposição nas bases de dados do próprio governo;
- Portanto se vocês de fato querem fazer a coisa certa, comecem simplificando os formulários de AET;
- Peçam somente informações importantes, como tara dos veículos, PBTC e dimensões finais do conjunto transportador,
- Exijam AET apenas para cargas que possam impactar o trânsito, a segurança da via e dos demais usuários:
- Por favor não digam que não dá para fazer. A gente sabe que dá, até porque já foi feito para cargas semelhantes;
- Nós precisamos é de estrada em boas condições de conservação, bem sinalizadas, bem fiscalizadas, mas com fiscalização moderna para evitar perda de tempo em balanças, por exemplo;
- Em resumo, o que precisamos é que os senhores entendam, quando tiver mesmo que ter AET, que:
- AET tem que ser simples;
- AET tem que ser digital;
- AET tem que ser instantânea;
- AET tem que ser no celular;
- AET tem que ser só para cargas muito pesadas é muito grandes;
- AET para conjuntos em que o PBTC seja menor que 57t, o comprimento menor que 25m, altura menor que 4,80m e largura menor que 3m é chover no molhado. É só perda de tempo. É só custo. Só dinheiro jogado fora.
-
Disponibilizem seus sistemas para concederem AET, automaticamente, durante todos os dias do ano, de domingo a domingo
-
Disponibilizem em seus sites uma espécie de AET padrão constando todas as informações relevantes para quem transporta essa tipo de carga
Façam isso no interesse dos seus próprios órgãos, façam isso no interesse do Brasil.
Certos da atenção, ficamos à disposição.
Eng.º João Batista Dominici
Logispesa - Associação Brasileira de Logística Pesada
Presidente
[email protected]
linkedin.com/in/joao-batista-dominici-67143811