Prezados senhores,
Em um país, com as péssimas condições da infraestrutura logística, como o Brasil, a AET só não pode ser uma coisa: apenas mais um obstáculo para quem precisa transportar cargas com peso e/ou dimensões anormais
Por isso, há algumas coisas que os senhores precisam saber:
- Caminhão roda de domingo a domingo;
- Caminhão não emenda feriadão;
- Caminhão para poder pagar as contas precisa trabalhar até 11 horas por dia, pelo menos 25 dias por mês;
- Contratante de frete não paga tempo de caminhão parado esperando AET;
- Empresa nenhuma contrata frete e está disposta a esperar 30 dias, como quer o DAER/RS; 20 dias, como quer a SEINFRA/Bahia, ou sequer 1 dia como querem os DERs de SP, PR, MG e outros, para concessão de uma AET;
- Caminhoneiro não tem tempo para ficar preenchendo formulário com perguntas como qual a cor do seu caminhão (acordem: Essas informações constam do CRLV!);
- Caminhoneiro não tem computador no caminhão, nem tempo sobrando para ficar repassando informação que já estão à disposição nas bases de dados do governo;
- Portanto se vocês de fato querem fazer a coisa certa, comecem simplificando os formulários de AET;
- Peçam somente informações importantes, como tara dos veículos, PBTC e dimensões finais do conjunto transportador,
- Exijam AET apenas para cargas que possam impactar o trânsito, a segurança da via e dos demais usuários:
- Por favor não digam que não dá para fazer. A gente sabe que dá, até porque já foi feito para cargas semelhantes;
- Nós precisamos é de estrada em boas condições de conservação, bem sinalizadas, bem fiscalizadas, mas com fiscalização moderna para evitar perda de tempo em balanças;
- Em resumo, o que precisamos é que os senhores entendam, quando tiver mesmo que ter AET, que:
- AET tem que ser simples;
- AET tem que ser digital;
- AET tem que ser instantânea;
- AET tem que ser no celular;
- AET tem que ser só para cargas muito pesadas é muito grandes;
- AET para conjuntos em que o PBTC seja menor que 57t, o comprimento menor que 25m, altura menor que 4,80m e largura menor que 3m é chover no molhado. É só perda de tempo. É só custo. Só dinheiro jogado fora.
-
Disponibilizem seus sistemas para concederem AET, automaticamente, durante todos os dias do ano, de domingo a domingo
-
Disponibilizem em seus sites uma espécie de AET padrão constando todas as informações relevantes para quem transporta essa tipo de carga
Certos da atenção, ficamos à disposição.
Eng.º João Batista Dominici
Logispesa - Associação Brasileira de Logística Pesada
Presidente
[email protected]
linkedin.com/in/joao-batista-dominici-67143811