Carta aberta aos gerentes e chefes do setor de AET dos DERs e de órgãos municipais, pelo Brasil a fora

Publicado em
05 de Julho de 2021
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Prezados senhores,

Em um país, com as péssimas condições da infraestrutura logística, como o Brasil, a AET só não pode ser uma coisa: apenas mais um obstáculo para quem precisa transportar cargas com peso e/ou dimensões anormais

Por isso, há algumas coisas que os senhores precisam saber: 

  1. Caminhão roda de domingo a domingo;
     
  2. Caminhão não emenda feriadão;
     
  3. Caminhão para poder pagar as contas precisa trabalhar até 11 horas por dia, pelo menos 25 dias por mês;
     
  4. Contratante de frete não paga tempo de caminhão parado esperando AET;
     
  5. Empresa nenhuma contrata frete e está disposta a esperar 30 dias, como quer o DAER/RS; 20 dias, como quer a SEINFRA/Bahia, ou sequer 1 dia como querem os DERs de SP, PR, MG e outros, para concessão de uma AET;
     
  6. Caminhoneiro não tem tempo para ficar preenchendo formulário com perguntas como qual a cor do seu caminhão (acordem: Essas informações constam do CRLV!);
     
  7. Caminhoneiro não tem computador no caminhão, nem tempo sobrando para ficar repassando informação que já estão à disposição nas bases de dados do governo;
     
  8. Portanto se vocês de fato querem fazer a coisa certa, comecem simplificando os formulários de AET;
     
  9. Peçam somente informações importantes, como tara dos veículos, PBTC e dimensões finais do conjunto transportador,  
     
  10. Exijam AET apenas para cargas que possam impactar o trânsito, a segurança da via e dos demais usuários:
     
  11. Por favor não digam que não dá para fazer. A gente sabe que dá, até porque já foi feito para cargas semelhantes;
     
  12. Nós precisamos é de estrada em boas condições de conservação, bem sinalizadas, bem fiscalizadas, mas com fiscalização moderna para evitar perda de tempo em balanças;
     
  13. Em resumo, o que precisamos é que os senhores entendam, quando tiver mesmo que ter AET, que:
  • AET tem que ser simples;
     
  • AET tem que ser digital;
     
  • AET tem que ser instantânea;
     
  • AET tem que ser no celular;
     
  • AET tem que ser só para cargas muito pesadas é muito grandes;
     
  • AET para conjuntos em que o PBTC seja menor que 57t, o comprimento menor que 25m, altura menor que 4,80m e largura menor que 3m é chover no molhado. É só perda de tempo. É só custo. Só dinheiro jogado fora.
  • Disponibilizem seus sistemas para concederem AET, automaticamente, durante todos os dias do ano, de domingo a domingo

  • Disponibilizem em seus sites uma espécie de AET padrão constando todas as informações relevantes para quem transporta essa tipo de carga

Certos da atenção, ficamos à disposição.

Eng.º João Batista Dominici
Logispesa - Associação Brasileira de Logística Pesada
Presidente
[email protected]
linkedin.com/in/joao-batista-dominici-67143811 

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