Senhor Governador,
As tarifas de pedágio em São Paulo, o senhor sabe, são excessivamente altas e penalizam muito a atividade produtiva no estado e no país.
Já sabemos, o governador não pode fazer nada, tem que respeitar os contratos.
Mas, e com relação a algumas taxas, também extorsivas, como a taxa de expediente para concessão de Autorização Especial de Trânsito – AET, será que o governador pode fazer alguma coisa?
Veja, por favor, o quadro abaixo (valor das taxas para concessão de AET para CVC):
PERÍODO |
DNIT |
DER-SP |
DER-MG |
AGETOP-GO |
DER-PR |
JAN - 2017 |
R$ 16,54 |
R$ 223,37 |
R$ 120,00 |
R$ 55,33 |
R$ 56,15 |
JAN - 2018 |
R$ 59,47 |
R$ 228,98 |
R$ 120,00 |
R$ 55,33 |
R$ 56,15 |
ABR - 2018 |
R$ 59,47 |
R$ 349,00 |
R$ 120,00 |
R$ 63,19 |
R$ 56,15 |
Compare, por favor, os valores cobrados pelo DER-SP com os valores cobrados em outros estados e, também, a evolução desses valores ao longo dos últimos dois anos.
O senhor sabe porque a taxa do DER-SP é quase 6 vezes mais cara do que a do DNIT, ou do DER-GO, ou do DER-PR?
Em abril de 2018 o então secretário dos transportes Laurence Casagrande resolveu aumentar a taxa em 52%.
O Senhor quer saber porquê?
Por uma simples razão. No final do mandato do governador Geraldo Alckmin, que se declarou à época um apaixonado por tecnologia, o DER-SP, com dez anos de atraso, inaugurou o AET Digital.
Ainda que sem condições mínimas de uso e possibilitando que menos de 10% das AET pudessem ser obtidas eletronicamente o brilhante secretário achou que o AET Digital traria uma enorme redução de custos para as empresas e que o “pobre” estado de São Paulo deveria se apropriar desse ganho.
Ele então mandou publicar a Portaria SUP/DER-028-03/04/2018 com vigência imediata obrigando a todos (usuários e não usuários do AET Digital) a pagar mais caro pelo serviço de obtenção de AET.
O fato, senhor governador, é que, passados quase um ano da inauguração eleitoreira do AET Digital, as empresas continuam pagando 52% mais caro pela obtenção de uma AET e tendo que requerê-las no velho e bom papel. SIM É ISSO MESMO: AS EMPRESAS QUE TRANSPORTAM CARGAS INDIVISÍVEIS CONTINUAM TENDO QUE REQUERER SUAS AET NO PAPEL.
Eu ouvi o senhor, nesta sexta-feira no Jornal da Cultura, dizer que São Paulo é do tamanho de um país, que precisa pensar grande, mas será senhor governador que vamos continuar pensando grande somente em como meter a mão no bolso do setor produtivo?
A propósito, senhor governador, se o senhor acha que pode fazer alguma coisa para mitigar esse problema pode começar mandando revogar a Portaria SUP/DER-028-03/04/2018 e fazer uma auditoria para verificar porque a maior parte dos pedidos de AET no DER-SP (em especial para o transporte de cargas indivisíveis) continuam tendo que ser feitos no papel.
Atenciosamente,
Logispesa – Associação Brasileira de Logística Pesada
João Batista Dominici
Presidente
11-999905265
www.logispesa.com.br
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