Até o momento são 12 conjuntos em atividade dos 19 que devem estar rodando nas estradas internas da companhia até abril de 2020
A Suzano lançou oficialmente, nesta quinta-feira (12/12), na unidade de Três Lagoas (MS), uma operação logística baseada em caminhões com seis carretas engatadas, o chamado hexatrem, que tem 52 metros de comprimento e capacidade para cerca de 200 toneladas de toras de eucaliptos. Atualmente, estão sendo usadas 12 composições, que só percorrem as estradas internas da empresa com o objetivo de aumentar a produtividade nas operações florestais.
A ideia de trabalhar com essas composições começou a ser desenvolvida há pelo menos dois anos, dando sequência de um projeto de interconexão das plantações de eucalipto e de desenvolvimento de uma operação off road. Até 2015, a empresa movimentava cargas apenas em caminhões com três carretas (tritrem). Em 2017, incluiu as composições com cinco (pentatrem), quando também foi construído um túnel sob a rodovia BR-158, que consumiu investimentos de R$ 8 milhões.
“A nossa produção mais que dobrou de tamanho e precisávamos atender essa demanda com a mitigação de impactos. E a nossa base florestal nos permitiu trazer essa solução inédita”, disse o responsável pelas operações florestais da Suzano em Mato Grosso do Sul, Mário Grassi, em apresentação para jornalistas e funcionários de outras unidades da companhia.
Os testes com a composição de seis carretas começaram a ser feitos em 2018. Em julho deste ano, foi feita a primeira operação. Nas contas da empresa, o ganho de produtividade é de 53% em relação ao tritrem. Na mesma comparação, o consumo de combustível é estimado em 21,5% a menos. A redução de custos operacionais é estimada em 30%.
“O cavalo (caminhão) é a parte de maior custo e o combustível também. Quando agregamos uma maior volume no mesmo caminhão, conseguimos essa redução”, explicou o diretor de operações florestais sul da Suzano, Caio Zanardo.
O projeto de implantação dos hexatrens consumiu investimentos de R$ 22 milhões, desde a compra dos caminhões, carregadeiras e a estrutura de manutenção. A Suzano tem 19 caminhões aptos para a operação. Sete ainda puxam cinco carretas, mas devem passar a puxar seis a partir de abril de 2020. A empresa estima que cerca de 35 tritrens deixarão de circular nas estradas com essa operação. Também para o ano que vem, já está prevista ainda uma ampliação da frota para 28 hexatrens.
“A operação foi gradativa para desenvolver a tecnologia e a segurança desse tipo de modal. Neste momento, não estamos pensando em composições ainda maiores porque há desafios técnicos para vencer”, disse Alan Brehmer, gerente de logística florestal.
Segundo os executivos, a empresa avalia, atualmente, pelo menos 15 projetos de melhoria de operações logísticas para suas diversas unidades. Replicar projetos como o de Mato Grosso do Sul, no entanto, depende, principalmente, de avaliação das condições de infraestrutura em outro locais.