O evento foi pioneiro no tema e fomentou o debate de como a tecnologia transformam a indústria de transporte no Brasil
A Cargo X, logtech brasileira fundada em 2013 com o objetivo de tornar as transportadoras brasileiras mais eficientes, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (SETCESP), maior sindicato patronal na América Latina, realizou o primeiro evento sobre transformação digital no segmento do transporte. O evento, que foi fechado somente para convidados, aconteceu no prédio da Cargo X, na Vila Olímpia em São Paulo, no dia 16 de dezembro de 2019. O objetivo é que este encontro se repita periodicamente, com a meta de fomentar a inovação na indústria de transporte.
Intitulado de Inovação tecnológica do setor de transportes no Brasil, o encontro contou com mais de 100 convidados, sendo eles representantes de empresas transportadoras, principalmente membros da COMJOVEM - Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte, associados ao SETCESP e à NTC&Logística.
“Olhamos para os negócios como o processo de transformação na velocidade do mundo. Sempre buscamos iniciativas para que as transportadoras de todos os tamanhos vejam suas operações crescerem cada vez mais por meio dos serviços e da inovação oferecidos pela Cargo X. Eles são protagonistas que movimentam o presente e o futuro do Brasil”, comenta CEO da Cargo X, Federico Vega.
O evento contou com apresentações do CEO e fundador da Cargo X, Federico Vega e do presidente do SETCESP, Tayguara Helou. O encontro foi formado por dois painéis; o primeiro foi moderado pelo próprio Vega, e foi composto pelo fundador da AGV Logística, Vasco Oliveira, o atual CFO da Cargo X e ex-Goldman Sachs, Daniel Ferraz e o Diretor Geral da Mira Transportes, Roberto Mira. O segundo foi moderado pelo presidente do SETCESP, Tayguara Helou; a Diretora Jurídica da Cargo X, Ana Himmelstein Capelhuchnik; e o Diretor da COMJOVEM São Paulo, Luis Felipe Machado, que discutiram o ambiente de inovação tecnológica no setor de transporte no Brasil.
De acordo com a CNT - Confederação Nacional do Transporte, o modal rodoviário representa 61% do transporte de cargas no Brasil. Para realizar todas as operações de coleta, transferência e entrega existem mais de 147 mil empresas transportadoras de cargas no país.
“É muito valioso para a Cargo X fazer parte de uma entidade setorial que é tão próxima da tecnologia. É raro ver outros setores tão preocupados com a tecnologia e é importante fomentar esse tipo de debate. A Cargo X tem uma grande proximidade com a tecnologia, por isso, sempre desenhou produtos muito preocupados, nossa operação tem todo cuidado no armazenamento de dados. Sempre reforçamos boas práticas, para melhorar cada vez mais as bases cadastrais e trazer segurança, o que gera valor para toda a cadeia”, diz a diretora jurídica da Cargo X, Ana Himmelstein Capelhuchnik.
A transformação digital tem se mostrado cada vez mais importante no ecossistema do transporte. Tecnologias como machine learning e big data, presentes nas ferramentas oferecidas as transportadoras, ajudam a previsibilidade das demandas de cargas e auxiliam no planejamento estratégico, cálculo de fretes, emissão de documentação e contratação de caminhoneiros autônomos.
“A questão de melhora nos custos e eficiência é fundamental para o setor. Esse setor de tecnologia e transporte cresceu 2.2% em 2018. A ideia da Cargo X é trazer tecnologia para o setor de transporte e reforçar a parceria com as transportadoras para conseguir trazer essa tecnologia e eficiência para o segmento”, finalizou o COO da Cargo X, Daniel Carvalho.