Cargas indivisíveis crescem e criam oportunidades

Publicado em
13 de Março de 2014
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Uma delas é para a renovação da frota de caminhões extrapesados como o Actros 4160 AK SLT, com tração 8x8 e 598 cv de potência, indicado para o transporte de cargas indivisíveis de 250 toneladas acima e que começa a ser comercializado pela Mercedes-Benz no Brasil.

A empresa tem interesse em prospectar vários negócios em razão da tendência do crescimento das grandes obras no Brasil. “Consideramos que o mercado é de 20 a 25 unidades anuais para este tipo de caminhão superpesado”, afirmou Paulo Arabian, gerente sênior de vendas da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com ele, a frota de cavalos-mecânicos em uso no Brasil está superada tecnologicamente. “A maioria dos cavalos-mecânicos para a tração de supercargas ainda data da construção da usina hidrelétrica de Itaipu, há cerca de 30 anos. De lá para cá, quase não houve renovação”, disse Arabian.

Segundo o gerente, a velocidade de um veículo antigo não passa de 4 km/h a 5 km/h, enquanto o caminhão da Mercedes-Benz, dependendo da aplicação e condições de infraestrutura, atinge até 70 km/h.

O preço de um caminhão com essas características pode chegar a US$ 800 mil, já que é importado e sofre incidência de carga tributária. O Actros 4160 AK SLT foi fabricado na Alemanha, na unidade de Wörth, especializada na construção de modelos de caminhões robustos. O modelo é equipado com motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 598 cv de potência a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Com tração 8x8 e suspensão a ar, o caminhão tem capacidade máxima de tração (CMT) de 250 toneladas, sendo especialmente concebido para o transporte pesado de cargas indivisíveis.

Sua manutenção pode ser feita em concessionárias da própria rede, já que compartilha peças com outros modelos mais leves da família Actros. O câmbio do SLT tem caixa automatizada Mercedes PowerShift. O mecanismo foi projetado para proporcionar alto torque, possibilitando operar com cargas de até 250 toneladas. O Actros SLT vem equipado também com uma embreagem de acoplamento hidráulico que proporciona manobras e partidas isentas de desgaste da embreagem seca. Além disso, o veículo conta com retarder integrado na embreagem e refrigeração adicional. 

 
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