Carga especial exige carreta e pista sob medida

Publicado em
06 de Agosto de 2014
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A Contractors Cargo, uma tradicional transportadora de cargas pesadas dos Estados Unidos, está acostumada a operações com alto nível de complexidade e que demandam um planejamento cuidadoso. Esse nível de superação, entretanto, excedeu a todas as expectativas em um contrato recente com a estatal de energia elétrica do México, a CFE (Comisión Federal de Electricidad), para a entrega de equipamentos utilizados em uma usina termelétrica.

Para levar esses equipamentos da Califórnia até o município de Agua Prieta, no estado mexicano de Sonora, a empresa teve que desenvolver uma carreta customizada e construiu até mesmo alguns trechos de rodovias. “O que torna essa operação única não é só o fato de termos projetado um semirreboque de 43 eixos para uma das peças, mas que também construímos estradas, obtivemos licenças para passar por reservas indígenas e usamos vagões para atravessar parte do território do México”, disse Keoni Rabaino, da Contractors Cargo.

A carreta de 43 eixos desenvolvida pela engenharia da empresa, que figura como a maior já utilizada em seus 59 anos de existência, foi empregada no transporte de uma turbina a vapor de 300 t. Ela foi tracionada por quatro cavalos mecânicos Kenworth T800W, que somavam 2.000 hp de potência. De acordo com as necessidades em cada trecho do trajeto, a combinação adotava configurações variáveis, com três cavalos puxando e um empurrando, ou dois cavalos puxando e dois empurrando, totalizando 110 m de comprimento e 557 t de peso bruto total (PBT).

A carga saiu do Porto de San Diego, na Califórnia – onde foi catalogada como a maior movimentação registrada nos últimos 10 anos – com destino ao Arizona, de onde seguiu para Agua Prieta, em Sonora. Essa última etapa do transporte totalizou 1.170 km de extensão e exigiu até mesmo a construção de alguns trechos de rodovias, para se evitar pontes subdimensionadas para o porte da carga. Segundo Keoni Rabaino, a operação exigiu um ano de planejamento, incluindo a inspeção da infraestrutura viária ao longo do trajeto e a definição da melhor rota.

O contrato envolveu ainda o transporte de dois geradores de 255 t cada e duas turbinas a gás de 223 t, com a utilização de carretas Scheuerle de 24 linhas de eixo, tipo dual-lane, também tracionadas por caminhões Kenworth T800W. Os semirreboques foram empregados para levar os equipamentos do Porto de Long Beach até vagões ferroviários, que os conduziram ao município de Cochise, no Arizona. Nesse ponto, a carga foi transbordada para carretas e prosseguiu para seu destino final por modal rodoviário, pelo mesmo trajeto adotado pela turbina maior.

Ao todo, a operação envolveu 144 carregamentos, incluindo as cinco peças de maior porte, e chegou a mobilizar cerca de 30 profissionais em cada comboio. “Ela exigiu a obtenção de 25 autorizações de transporte e a colaboração de cerca de 50 órgãos de fiscalização de diferentes esferas governamentais dos Estados Unidos e México”, conclui Keoni Rabaino.

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