Carga de projeto: 2020 promete ser o ano da virada*

Publicado em
29 de Julho de 2019
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Artigo escrito por João Batista Dominici*

Mas:

  • Será que as transportadoras brasileiras estão preparadas para atender a um brusco crescimento da demanda?
  • Será que, diante das dificuldades em honrar dívidas recentes, as empresas vão encontrar facilidades de financiamento para atualização do parque de equipamentos, sucateado e profundamente defasado em comparação com Europa e Estados Unidos
  • Será que o Ministro Tarcisio, da Infraestrutura, vai conseguir superar os problemas crônicos da nossa infraestrutura e recuperar na velocidade necessária dezenas de pontes e viadutos com limitação de capacidade portante em corredores essenciais como as BR 101, 116, 324
  • Será que o SEST SENAT vai fazer a sua parte e criar cursos a distância para facilitar o acesso ao Curso de Motorista de Carga Indivisível, conforme obrigatoriedade imposta pela resolução 168/04 do CONTRAN, aos condutores que atuam no segmento?
  • Será que estados importantes como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Maranhão, entre outros vão finalmente informatizar o processo de concessão de AET?
  • Será que a PRF vai continuar impondo ao transportador 15 ou mais dias para agendar uma escolta policial, ou, à exemplo de outros países, vai transferir essa atividade para empresas privadas, mediante rigoroso processo de capacitação e certificação?
  • Será que as concessionárias de rodovias vão continuar impondo ineficiências e baixa produtividade ao transporte limitando horários para o trânsito dos veículos?

Esses são apenas alguns dos obstáculos ao desenvolvimento do segmento, que se não enfrentados desde já, ainda que haja uma recuperação da economia, vão impedir ou limitar a oportunidade de recuperação das empresas.

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